INPE também quer usar balões para conectar regiões remotas

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 15/11/2013 às 14:40

Foto: Divulgação/INPE Foto: Divulgação/INPE

O Brasil está desenvolvendo uma iniciativa similar ao Projeto Loon, do Google, que abordamos aqui no MundoBit. Balões carregarão um sistema de comunicação embarcado desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para levar sinal de internet a comunidades distantes dos centros urbanos. A tecnologia aeroespacial é a base do projeto, que foi batizado de Conectar.

Na última quinta-feira (14/11), no INPE de Cachoeira Paulista (SP), um balão equipado com um protótipo do Conectar foi lançado para demonstrar a operacionalidade do projeto. Equipado com transceptores, o balão foi içado a 240 metros de altura e fez enlaces via rádio com um ponto fixo em Cachoeira Paulista e com um veículo do INPE que transportava um rádio. Esta base móvel realizou uma varredura da qualidade de conexão até 50 km de distância do balão.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, acompanharam o teste. A conexão gerada pelo balão propiciou a realização de duas teleconferências via Skype, uma a 2,5 km e outra a cerca de 30 km do INPE.

Com o balão, a comunicação em banda larga usando rádio frequência atinge maior área de cobertura em comparação às torres convencionais. Assim, o Conectar pode ser executado com custo competitivo em relação às tecnologias existentes, por levar menos tempo para implementação e com abrangência de sinal muito maior.

Realizado pelo INPE/MCTI, Telebrás, CPqD e Ministério das Comunicações, o projeto Conectar conta com a parceria de empresas especializadas para agregar tecnologia espacial inovadora ao sistema de comunicação embarcado no balão. [Com informações do INPE]