UFPE terá sala de cinema com projetor 4K e som de alta definição

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 18/10/2013 às 15:33

Dupla responsável pelo Cinema da Fundação está apoiando o Cinema da UFPE (Divulgação) Dupla responsável pelo Cinema da Fundação está apoiando o Cinema da UFPE (Divulgação)

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai ganhar um cinema nos moldes do Cinema da Fundação, no Derby. Chamado provisoriamente de "Cinema da UFPE", o espaço vai abrir em 2014 e será a primeira sala de exibição aberta ao público no Campus.

O cinema funcionará em uma estrutura chamada de Ágora, que fica em frente ao Teatro da UFPE, que existe desde os anos 1990. Em entrevista ao site Cine Marcado, o professor Paulo Cunha, do curso de cinema da universidade, disse que o projeto de reforma do ambiente está quase pronto. Com a inauguração será fortalecido o núcleo de cultura do lugar, que hoje já conta com a Biblioteca Central, a Concha Acústica, o Teatro da UFPE e um museu, que ainda está sendo construído.

O novo cinema está sendo construído com apoio do cineasta e programador Kléber Mendonça Filho e do crítico Luiz Joaquim, ambos responsáveis pelo Cinema da Fundação. A dupla também prepara um cinema no Museu do Homem do Nordeste, chamado de Cinema do Museu, em Casa Forte, que estreia também em 2014. Com isso, fica ainda mais descentralizado a exibição de filmes no Recife, hoje ainda muito restrito aos shopping centers da zona sul e norte do Recife.

Detalhe do projeto arquitetônico divulgado hoje (Reprodução) Detalhe do projeto arquitetônico divulgado hoje (Reprodução)

A UFPE comprou um projetor Barco 4K, um dos melhores hoje no mercado, poltronas KAS, conhecidas pelo alto nível de conforto e som Dolby Digital. Ainda não foi confirmado qual tipo de programação, mas a expectativa é que sejam privilegiados títulos independentes. Ao todo serão 212 lugares. Paulo Cunha postou em seu Facebook detalhes do projeto arquitetônico. "Olhaí, cinefilia! Está nascendo o Cinema da UFPE! Com apoio de Kleber Mendonça Filho, Luiz Joaquim, Osvaldo Emery, e um monte de gente que vai dar à comunidade universitária e à zona oeste do Recife uma nova sala de alto padrão e programação de primeira", escreveu.

Oswaldo Emery é o responsável pela Cinemateca Brasileira e está atuando como consultor do novo cinema.

Muito cinema em 2014

Além do Cinema da UFPE, o Recife ainda recebe no ano que vem mais duas salas de cinema com foco na programação alternativa e filmes de arte. Um deles é o Cinema do Museu, em Casa Forte, que também terá projetor HD e som de alta qualidade e curadoria de Kléber Mendonça e Luiz Joaquim. O outro é o Espaço Itaú de Cinema, que ficará no reformado Porto do Recife, no Recife Antigo.

Além disso, ano que vem será finalizada a reforma do Cine Rosa e Silva, nos Aflitos, que também exibe filmes independentes. Para os multiplex também há novidades. A UCI Kinoplex prometeu para dezembro desse ano uma reforma no complexo do Shopping Recife, que receberá a primeira sala IMAX de Pernambuco.