Governo investe R$ 207 milhões para ampliar acesso à internet em pequenos municípios

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 15/10/2013 às 12:14

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

O Governo brasileiro vai investir R$ 201,7 milhões nos novos municípios selecionados para o Programa Cidades Digitais, que foram anunciados nesta segunda (13). A previsão é que 6,2 milhões de habitantes sejam beneficiados.

Os municípios que participam do projeto recebem recursos para construção de redes de fibra ópticas para ampliar o acesso à internet. Prevê a instalação de infraestrutura de conexão de rede entre órgãos públicos municipais e a instalação de aplicativos de governo para gerir os setores financeiro, tributário, da saúde e da educação. Além disso, vai oferecer pontos públicos e gratuitos de acesso à internet em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. Os recursos fazem parte da segunda etapa do Programa de Aceleração Crescimento (PAC 2).

Na seleção divulgada ontem, foram contemplados municípios com menos de 50 mil habitantes.

Entre as cidades pernambucanas contempladas estão Cortês, Exu, Santa Cruz, Vicência, Tupanatinga, Bom Conselho, Dormentes, Granito, Altinho, Lagoa Grande, Moreilândia. Veja a lista completa.

O cronograma de implantação nas cidades escolhidas terá início com a definição das empresas, previsto para janeiro de 2014. Essas empresas, depois de escolhidas, terão dois meses para visitar os municípios e apresentar o projeto executivo ao Ministério das Comunicações. Depois do aval da pasta, começa a instalação do programa. [Com informações da Agência Brasil]