FBI fecha o Silk Road, o maior site de comércio ilegal de drogas

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 02/10/2013 às 15:26

Homepage do Silk Road quando estava no ar: mais de US$ 1 bi movimentados (Reprodução) Homepage do Silk Road quando estava no ar: mais de US$ 1 bi movimentados (Reprodução)

Um dos maiores mercados ilegais de venda de drogas foi fechado nesta quarta (2) pelo FBI, a polícia federal dos EUA. O Silk Road era uma das estrelas da chamada "deep web", área da internet acessada apenas por navegadores seguros e que realiza transações consideradas ilegais, como venda de substâncias ilícitas.

Segundo agências de notícias, o administrador do site Ross Ulbricht foi preso em São Francisco. Ele era conhecido como Dread Pirate Roberts. Ele agora enfrenta acusações de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e invasão a computadores. Ele também teria contratado um matador de aluguel para matar um usuário do Silk Road, já que este ameaçou revelar às autoridades as identidades dos administradores.

Silk Road fora do ar (Divulgação) Silk Road fora do ar (Divulgação)

O Silk Road (rota da seda, em inglês) faz referência ao comércio das especiarias do Oriente até a Europa. O site negociava drogas e outros produtos através de uma rede segura criptografada acessada apenas por navegadores como o TOR. As encomendas chegavam através dos serviços de correios. Os administradores e usuários conheciam manobras para driblar sistemas de segurança e até cães farejadores. Nos fóruns do site há diversas atualizações para assegurar que os produtos cheguem intactos.

Além disso, toda as identidades dos usuários sempre foi preservada, o que sempre tornou difícil a investigação das autoridades. As transações são feitas através de Bitcoin, moeda online que não está atrelada a nenhuma instituição bancária e tem rastreio difícil. O FBI apreendeu detalhes da operação com a prisão de Ross Ulbricht / Dread Pirate Roberts. Segundo o processo, foram feitas 1 229 465 transações no site, o que gerou 9 519 664 Bitcoins (equivalente a mais de 1,3 bilhão de dólares na cotação de hoje).

Ross Ulbritch administrava o site e foi preso pelo FBI (DIvulgação/FBI) Ross Ulbritch administrava o site e foi preso pelo FBI (DIvulgação/FBI)

Além do Silk Road existem outros sites na deep web para venda de produtos ilegais, como o Atlantis, fechado recentemente.

Ross Ulbricht era bastante conhecido nesse submundo online. Ele chegou a dar uma entrevista à Forbes dizendo que níveis altos do governo norte-americano estavam à sua procura. [Via HuffPost, Forbes, Info, NBC]