22 milhões de brasileiros foram vítimas de cibercrimes no último ano

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 02/10/2013 às 17:21

Foto: Reprodução via TwistSystems. Foto: Reprodução via TwistSystems.

Um novo estudo divulgado nesta terça (2) mostrou que 22 milhões de brasileiros foram vítimas de crimes nos últimos 12 meses. As informações são do relatório da consultoria Norton, que cria o antivírus de mesmo nome e que ouviu 13 mil usuários em 25 países.

Segundo a pesquisa, o custo médio por vítima de ciberataque é de R$ 831, um valor 50% maior que em 2012. O relatório mostrou que 48% dos donos de smartphones não se preocupam com a segurança do aparelho. Os usuários não utilizam senhas ou fazem back-up com frequência.

No entanto, esse número é um pouco melhor em relação ao resto do mundo, que é de 38%. Nos tablets, o valor aumenta para 61% por aqui e 42% no resto do mundo. O relatório mostra que apesar da nossa preocupação com dispositivos móveis ser um pouco superior, a quantidade de cibercrimes ainda é alto.

Para a Norton, além da adoção de dispositivos básicos como uso de antivírus, também é necessário mudanças de comportamento, como utilizar redes seguras. 61% dos brasileiros usam Wi-Fi abertas mesmo sem saber se são seguras.