Lavabit, o serviço de email seguro usado por Snowden, anuncia fim das atividades

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 09/08/2013 às 12:28
Quem entrar hoje no Lavabit vai encontrar essa mensagem (Reprodução)
Quem entrar hoje no Lavabit vai encontrar essa mensagem (Reprodução) FOTO: Quem entrar hoje no Lavabit vai encontrar essa mensagem (Reprodução)

Quem entrar hoje no Lavabit vai encontrar essa mensagem (Reprodução) Quem entrar hoje no Lavabit vai encontrar essa mensagem (Reprodução)

Lavabit, serviço de email criptografado que ficou famoso por ser usado por Edward Snowden, acaba de ser tirado do ar abruptamente nesta quinta (8). O fim do serviço acontece em meio às diversas denúncias de espionagem do serviço de inteligência norte-americano através da interceptação de dados.

"Fui forçado a tomar uma decisão difícil: me transformar em cúmplice de crimes contra o povo americano, ou abandonar quase 10 anos de trabalho duro, fechando o Lavabit", postou o dono do Lavabit, Ladar Levison, no site oficial do serviço. O Lavabit ficou famoso depois que foi revelado que Snowden usou o email para revelar os documentos secretos que detalharam a violação de privacidade empreendido pela NSA, a agência de inteligência dos EUA.

Snowden também usou o Lavabit para se comunicar desde que chegou em um aeroporto de Moscou, onde passou 40 dias enquanto aguardava uma definição sobre seus pedidos de asilo. O próprio Snowden nem a Lavabit nunca afirmaram o uso do email nos vazamentos, mas a organização Human Rights Watch, que manteve contato com o ex-técnico da CIA, confirmou o uso do serviço.

Levison ainda sugeriu aos seus usuários que não confiem seus dados a uma empresa com presença física nos EUA. Nessa semana outro serviço de email seguro, o Silent Mail também encerrou as atividades. O Departamento de Defesa dos EUA não comentou as informações.

Snowden ganhou asilo temporário na Rússia (Foto: AFP) Snowden ganhou asilo temporário na Rússia (Foto: AFP)