Jeff Bezos, dono da Amazon, compra o Washington Post por US$ 250 milhões

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/08/2013 às 19:12

Bezos disse que comprou o jornal por acreditar no jornalismo (Foto: AFP) Bezos disse que comprou o jornal por acreditar no jornalismo (Foto: AFP)

O dono da Amazon, Jeff Bezos, comprou o jornal The Washington Post, um dos mais importantes e antigos dos EUA por US$ 250 milhões. O anúncio foi feito na tarde desta segunda (5).

A compra foi feita pelo próprio Bezos e não tem nenhuma relação com a Amazon. 19º homem mais rico do mundo segundo a Forbes, ele decidiu mexer na sua fortuna para este empreendimento pessoal. Pelo texto que ele escreveu no jornal hoje a aquisição mostra seu interesse pelo jornalismo.

Na entrevista que deu após o anúncio da compra, ele diz que não tem um plano definido, e que este será um terreno de experimentação. Em sua carta aberta aos funcionários, ele escreveu que os valores do Post serão mantidos e que o jornalismo de qualidade é essencial para uma sociedade livre. Fundado há 136 anos, o Washington Post fez sucesso no mundo todo nos anos 1970 quando revelou o escândalo de Watergate, que derrubou o presidente Richard Nixon em 1974.

Jornal acumula perdas de 44% (AFP) Jornal acumula perdas de 44% (AFP)

Nos últimos anos, o jornal vem perdendo receita e diminuindo o número de exemplares vendidos. A perda acumulada nos últimos seis anos foi de 44%, segundo dados dados divulgados pela empresa. A compra de Bezos inclui os jornais do Washington Post Co. e a empresa que controla o Washington Post. Outras empresas do grupo, como o Slate e a TheRoot.com não foram incluídas no negócio.

Esta não é a primeira vez que Bezos investe no jornalismo. No início deste ano ele comprou o Business Insider. Até o momento nada indica que alguma coisa irá mudar, mas seria interessante alguma inovação no jornalismo da grande mídia, o que acabaria influenciando toda a indústria.