Netflix aumentará produção original, mas seguirá com entrega de DVD pelo correio

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/07/2013 às 8:57

Empresa chegou ao Brasil em 2012, apenas com o streaming (Foto: AFP) Empresa chegou ao Brasil em 2012, apenas com o streaming (Foto: AFP)

O Netflix divulgou nessa segunda (23) detalhes de suas operações e surpreendeu pelo fato de ainda ter forte atuação no segmento de aluguel de filmes físicos. Mais conhecido no Brasil como um provedor de conteúdo por streaming, a empresa americana começou nos EUA com o aluguel de DVDs pelos correios. Esse serviço caiu de 9.2 milhões de assinaturas para 7.5 milhões no segundo trimestre deste ano. Enquanto isso as assinaturas online seguem em ascensão.

A empresa disse em um comunicado que a entrega de DVDs vai continuar "por ainda muito tempo". Os contratos de negócios para esse tipo de serviço aumentaram chegando a 232 milhões no trimestre (em comparação a US$ 109 do trimestre passado). Se depender da Netflix, a alegada morte do DVD deverá ser lenta e, enquanto existir, ainda lucrativa. No Brasil, a companhia trabalha apenas com o serviço de streaming de filmes (desde 2012).

Conteúdo original

Com suas 14 indicações ao Emmy, principal prêmio de TV dos EUA, a Netflix afirmou que dará prioridade ao seu conteúdo original. O chefe de conteúdo Ted Sarandos disse segunda durante uma conferência para investidores que a ideia de criar seus próprios produtos já estava nos planos da empresa "desde seus primórdios", mas só agora foi possibilitado com a popularização do streaming.

Disse ainda que esse conteúdo está ajudando a formar uma base fiel de fãs e fez aumentar o número de assinaturas. A quarta temporada de Arrested Development, série que foi retomada pela Netflix depois de ser cancelada na TV a cabo, deu à empresa uma "discreta alta" na base de usuários. A companhia acredita que novas temporadas de House Of Cards, Hemlock Grove e Orange Is The New Black irão fundamentar esse modelo de negócios.

Por isso, os planos da empresa é apostar ainda mais nas séries originais. Vem aí documentários, shows, especiais e stand-up comedy. O fato de disponibilizar todos os episódios de uma vez, inovação trazida pela Netflix, também é um ponto a favor neste novo modelo implementado pela empresa. "As pessoas estão mais acostumadas com os lançamentos pela Netflix", disse Sarandos.

Números

A empresa disse que possui hoje 30 milhões de usuários nos EUA e 8 milhões pelo mundo. No último trimestre houve um aumento de 630 mil novos assinaturas. É menor que o primeiro trimestre deste ano, quando 2 milhões entraram no serviço, mas bem maior que 2012, que teve 540 mil novos assinantes.

A receita total foi de 1,069 bilhão, maior que o ano passado que fechou em US$ 889 milhões. Com todos esses bons números, a Netflix deve seguir promovendo sua mudança no modo de consumir TV.