Ainda inédito no Brasil, Firefox OS realiza hackaton na Campus Party

Agence France-Presse
Agence France-Presse
Publicado em 19/07/2013 às 9:40
firefox FOTO:

firefox Primeiros aparelhos com o sistema chegarão até o final do ano (Foto: Carolina Oliveira/NE10)

A Fundação Mozilla está determinada a peitar o poderio do duopólio do iOS e Android em escala global. O novo sistema operacional Firefox OS tem um objetivo ousado de ampliar o uso do smartphone entre pessoas de baixa renda com um software aberto e fácil de usar. A Campus Party realizou um hackaton para a plataforma para incentivar desenvolvedores a criarem aplicativos.

"O Hackaton visa fazer uma aproximação entre a comunidade de desenvolvimento de software mobile e a população. O objetivo maior é transformar a cidade através de aplicativos com foco em mobilidade urbana, saúde e segurança pública, utilizando dados municipais e estaduais", sintetizou o gerente de inovação da Telefônica Vivo, Jacques Chicourel. A empresa é a parceira da Fundação Mozilla no Brasil e na Espanha para oferecer os celulares com o OS. Como informamos anteriormente, os primeiros aparelhos chegam até o final do ano. Na Europa os dois modelos disponíveis saem por menos de 100 euros.

O carioca Wanderson Trindade, de 21 anos, concorre ao hackaton com a criação de um aplicativo educacional (Foto: Carolina Oliveira/NE10) O carioca Wanderson Trindade, de 21 anos, concorre ao hackaton com a criação de um aplicativo educacional (Foto: Carolina Oliveira/NE10)

É com base nessa visão que o estudante de sistema de informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Wanderson Trindade, de 21 anos, está trabalhando duro para conquistar o hackaton. "Meu aplicativo é voltado para a educação, porque quero ajudar as crianças a estudar. Como o Firefox OS utiliza uma linguagem mais tranquila, vou fazer um aplicativo com quiz de perguntas, algo bem interativo, como se fosse um jogo mesmo, com níveis e vozes de incentivo, que façam a criança nunca desistir", explica o estudante, que veio do Rio de Janeiro pela segunda vez para participar da Campus Party Recife.

A proposta é multiplataforma, e inclui interações do aplicativo com o Facebook. Mas a criação de detalhes pode ficar para depois. "O tempo hábil para desenvolvimento é curto, porque durante o evento participamos de muitas palestras, e geralmente utilizamos a madrugada pra programar. Mas o objetivo é fazer o melhor com o tempo que temos", disse o carioca, que busca combinar a aplicação com a natureza aberta do sistema.