Casais conectados: a fórmula do amor na Campus Party

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo
Publicado em 19/07/2013 às 16:02

Bruna e Anderson levam o notebook para jogar até nas festas de família Bruna e Anderson levam o notebook para jogar até nas festas de família (Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem)

Competição de games e desenvolvimento de projetos tecnológicos podem não parecer características de cenas românticas para casais comuns, mas, na segunda edição da Campus Party Recife, definem os momentos a dois de muitos campuseiros. Unidos pelo amor à inovação (e, por que não, também ao outro), eles não perdem os dias de CP, porém também não deixam o relacionamento de lado.

Muitos casais se conheceram e começaram o namoro no mundo virtual. É o caso da estudante de design gráfico Bruna Helena Ferreira, 20 anos, e do estudante de sistemas de informação Anderson Espana, 19. Os dois começaram a conversar em um chat com mais de 20 pessoas, há cerca de três anos e meio. Enquanto algumas das amigas dela implicam com os namorados devido ao vício em games, Bruna incentiva Anderson e até gosta de competir. "Eu sempre digo 'para com isso e vai jogar com ele!'", brinca.

Antes de se conhecerem, os dois já costumavam jogar. A mania dela era pelo videogame. A dele, por jogos online, chegando a passar 16 horas por dia no computador. Com o início do relacionamento, Bruna fez a própria conta nas plataformas e começou a competir com o namorado. "Na maioria das vezes, ele ganha e gosta de me provocar", revela. Na Campus Party, o casal ainda não se enfrentou virtualmente, embora tenha passado a quinta-feira (18) online. Nesta sexta (19), preferiram participar de palestras e entrar na competição pelos brindes distribuídos.

Lorena e Rodrigo pretendem ficar na CP na madrugada para rir dos que ficam "elétricos" jogando (Foto: Amanda Miranda/NE10) Lorena e Rodrigo pretendem ficar na CP na madrugada para rir dos que ficam "elétricos" jogando (Foto: Amanda Miranda/NE10)

Ao contrário de Bruna e Anderson, a estudante de design de moda Lorena de Morais, 23, conheceu o namorado, o estudante de engenharia da computação Rodrigo Alonso, 24, no Carnaval. Os dois, que namoram há aproximadamente 11 meses, vieram de Fortaleza, capital do Ceará, após insistência dele, que já participou de uma edição paulistana da Campus Party. "Ele me mostrou a programação, que tinha muitas palestras voltadas para a minha área, e me interessei", conta Lorena. Os dois assistem a palestras diferentes - ela em design e ele em redes - e não conseguiram namorar durante o evento. Normalmente, eles jogam no Nintendo 64 e assistem a seriados como Game of Thrones juntos.

Os estudantes Amanda Alves, 17, e Luan Pedrosa, 20, também vieram do Ceará por insistência do namorado, que já esteve na edição da CPRecife do ano passado. "Tive um pouco de ciúmes porque ele passava muito tempo nas atividades e não conseguia falar muito comigo pelo Skype. Não sabia o que ele está fazendo", lembra a estudante, que não foi autorizada pela mãe a vir ao Recife na primeira Campus Party. Este ano, está acampando com Luan, embora não assista às palestras com o namorado.

Amanda e Luan usam tecnologia nos momentos em que estão juntos (Foto: Amanda Miranda/NE10) Amanda e Luan usam tecnologia nos momentos em que estão juntos (Foto: Amanda Miranda/NE10)

Amanda e Luan se conheceram há pouco mais de dois anos em um curso técnico de informática. Juntos, costumam jogar Fifa e fazer projetos de programação. "Ele me ensina na área de redes e eu ensino a ele em programação. Assim, os dois aprendem", diz Amanda. "Ela é o meu windows e eu sou o antivírus dela", acrescenta o namorado.

Itamirys veio à Campus Party por insistência do namorado, Newber (Foto: Amanda Miranda/NE10) Itamirys veio à Campus Party por insistência do namorado, Newber (Foto: Amanda Miranda/NE10)

A estudante de engenharia ambiental Itamirys Ranyelle Lira de Oliveira, 18, foi outra que veio por causa dos convites do namorado, o analista de sistemas Newber Sympyson, 24. Os dois se conheceram pela internet, quando ela estava fazendo uma pesquisa sobre Steve Jobs, fundador da Apple. "Ele era fissurado pelo assunto e amigos em comum me disseram para procurá-lo. Duas semanas depois que nos conhecemos, começamos a namorar", relata Itamirys, que vive em Palmares e o namorado, em Água Preta, ambos municípios da Zona da Mata pernambucana. Enquanto ele joga e assiste séries, ela é viciada em leitura, porém ambos garantem que isso não atrapalha o relacionamento. Na Campus Party, eles só conseguiram assistir a duas palestras juntos e só namoram no acampamento.