Área gratuita da Campus Party tem webcelebridades e campeonatos de games

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/07/2013 às 20:07

Cauê Moura e Dilma Bolada (ou Jefferson Souza para os íntimos) na área gratuita da Campus (Foto: Igo Bione/JC Imagem) Cauê Moura e Dilma Bolada (ou Jefferson Souza para os íntimos) na área gratuita da Campus (Foto: Igo Bione/JC Imagem)

Quem não tem ingresso ou só quer dar uma passada há diversas atividades até domingo no Cecon

Nem tudo está perdido para quem não conseguiu comprar um dos ingressos da Campus Party Recife 2013. Diversas atividades gratuitas e abertas ao público acontecem na área do Centro de Convenções, chamada de Zona Expo. O espaço recebe exposições, campeonatos, além de uma programação paralela do Cubo de Conteúdo.

O Cecon também conta com um espaço onde estão expostas algumas atividades desenvolvidas desde o ano de 2010 por 50 alunos da escola de referência em ensino médio Silva Jardim. Os estudantes aproveitaram o horário de almoço, entre uma aula e outra, para aprimorar conhecimentos na área de robótica, orientados pelo professor José Alberto Sales. "Nosso projeto principal é o exoesqueleto feito para auxiliar a locomoção de pessoas que são parcialmente paraplégicas e que não têm recursos para comprar um, que custa caro", explica a estudante Evelin Pacífico, de 14 anos, que disse ter utilizado, junto aos colegas, materiais recicláveis, como PVC e velcro.

"Queremos aperfeiçoar o exoesqueleto até a Copa do Mundo de 2014. Um dos nossos objetivos é apresentar o projeto ao governador Eduardo Campos, o que seria um pontapé para que o exoesqueleto pudesse se tornar uma ferramenta que facilitasse a vida dos que precisam, não só durante a Copa", revelou o estudante Alisson Souza, de 16 anos.

Cubo aberto

A programação fora do Chevrollet Hall tem ainda o Cubo de Conteúdo, agenda paralela à Campus Party 2013, começou em São Paulo e chegou pela segunda vez ao Recife. A proposta é levar uma amostra do que acontece dentro do evento com temas como cultura digital, tecnologia e comportamento. Ao longo da segunda edição, o Cubo desenvolve desde debates até entrevistas com webcelebridades. Estavam por lá nesta sexta (19) o youtuber Cauê Moura e o intérprete do perfil @DilmaBolada, Jefferson Monteiro. Foi também debatido desde ontem as relações entre as redes socias e os protestos no Brasil, assim como dicas de conteúdos para vídeos no Youtube e brincadeiras. Teve até o famoso (e saudoso) "Passa ou repassa", com direito a torta na cara.

No ano passado, o Cubo de Conteúdo foi um dos maiores sucessos da Campus, com diversas pessoas do lado de fora, sem conseguir entrar. Neste ano, o evento foi aberto, com uma estrutura vazada que possibilitou que mais pessoas curtissem as atividades. Neste sábado serão discutidos temas como homofobia, investimento em startups e memes como a nova cultura jovem.

Alunos de uma escola pública criaram um exoesqueleto para deficientes físicos (Foto: Carolina Oliveira/NE10) Alunos de uma escola pública criaram um exoesqueleto para deficientes físicos (Foto: Carolina Oliveira/NE10)

Mais do hacker cidadão

Um dos estandes é voltado para a iniciativa "Cidadão Inteligente", que vem recebendo divulgação agressiva nesta edição da Campus. A ideia é premiar os responsáveis pelos três melhores aplicativos e projetos que contribuam para a cidadania através do uso de dados abertos pela Prefeitura do Recife.

Os desafios são uma vertente da Campus Party que também foi levada à Zona Expo. Em um stand do governo de Pernambuco, oficinas da Lego Education voltadas para robótica podem ser o destino de quem não conseguiu garantir seu ingresso para o evento. As inscrições são feitas no próprio dia, e cada oficina tem duração média de duas horas, podendo ser realizada em duplas.

Jogadores podem ganhar prêmios (Foto: Carolina Oliveira / NE10) Jogadores podem ganhar prêmios (Foto: Carolina Oliveira / NE10)

Campeonato de Games para quem se garante

Quem curte jogos de guerra pode garantir sua vez em um espaço montado pela Nagem, onde serão realizados jogos em equipe neste sábado (20). As inscrições acontecem das 9h às 14h, e estão abertas para os que estão dispostos a se lançar no desafio "Call of Duty", para o Xbox 360. Dos seis finalistas, os três primeiros lugares recebem, cada um, um cheque de R$ 500, um monitor da Phillips, um tablet da Samsung e um cap de general.