Campus Party Recife tem início e confirma personalidade empreendedora

Agence France-Presse
Agence France-Presse
Publicado em 17/07/2013 às 21:58
eduardo-1600 FOTO:

eduardocampos_campus_igobione O governador Eduardo Campos na abertura do evento (Foto: Igo Bione/JC Imagem)

Abertura trouxe a confirmação da terceira edição no ano que vem

Em seu segundo ano, a edição pernambucana da Campus Party já firmou sua personalidade. Foi o que disse Bruno Souza, diretor do Instituto Campus Party durante a abertura do evento nesta quarta (17), no Chevrolet Hall. "Aprendemos muito com a CPRecife, como fazer uma edição mais empreendedora e sofisticada", disse. Até domingo serão diversas atividades que envolvem criação e fomento de novos negócios voltados para tecnologia da informação. "Espero que nesses cinco dias vocês possam criar e compartilhar ideias que melhorem a vida das pessoas no mundo", disse Paco Ragaleles, o espanhol que fundou a Campus.

LEIA MAIS

Campuseiros elogiaram internet, mas reclamaram do acampamento

A abertura também foi marcada pela abertura de dados da prefeitura do Recife, que lançou na Campus um concurso para escolher o melhor aplicativo ou solução que use as informações disponibilizadas. Será feito uma maratona hacker durante a festa. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos disse que iniciativas como essa ajudarão a aproximar o "Brasil real do Brasil oficial". "Esses cérebros que estão aqui tem muito a emprestar para a sociedade". Depois de ser vaiado ao subir no palco, o prefeito da cidade, Geraldo Júlio se adiantou em confirmar uma nova edição da Campus Party para o ano que vem.

campuseduardo Foto: Paulo Floro/NE10

Mais cedo, dois dos palestrantes "magistrais", que falarão no palco principal do evento, Ean Schuessler e Martin Hollis participaram da abertura com um bate-papo informal com a plateia. O inglês Hollis respondeu perguntas de estudantes de computação e falou sobre sua carreira na indústria de games. Ele é o criador do clássico GoldenEye, que influenciou toda uma geração de jogadores e artistas do setor. "O mundo hoje tem muito mais possibilidades para os criadores. Você pode criar um jogo sozinho que faça mais sucesso que o último lançamento da Activision (N.E.: Produtora do sucesso "Call Of Duty"). Já o americano Schuessler é um dos nomes mais importantes no movimento que pede mais transparência dos governos. Foi ele quem ajudou a criar as bases do Open Source e formulou o Civic Hacking, que incentiva cidadãos a usarem dados disponibilizados pelo poder público para criar soluções que melhorem a vida das pessoas.

Sua presença possui um link com a campanha que a Prefeitura do Recife faz na Campus para que desenvolvedores usem seus dados abertos para criação de apps. Durante a conversa com o público os dois palestrantes foram cautelosos quando o assunto Edward Snowden veio a tona. "É uma situação complicada", disse Schuessler. O evento foi oficialmente aberto com a dupla do blog Jovem Nerd, Alexandre Ottoni e Deive Pazos, ídolos absolutos dos campuseiros.

O evento vai até domingo e deve receber mais de 2 mil pessoas, sendo 800 acampadas no Centro de Convenções, uma área ao lado da Arena onde acontecem os debates. A estrutura é praticamente idêntica ao do ano passado. As primeiras impressões dos campuseiros foram boas, sobretudo com a internet banda larga de 10Gpbs, que no ano passado chegou a ficar fora do ar.