Brasil sabia de espionagem americana desde 2001

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 11/07/2013 às 11:46

espionagem

Foto: AFP

O Brasil já sabia do esquema de espionagem dos EUA desde 2001. As informações foram divulgadas em uma matéria da Folha de S. Paulo desta quinta (11).

Em 2001, o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, o general Alberto Cardoso, disse em um depoimento ao Congresso que os EUA desenvolveram um projeto chamado "Echelon", controlado pela agência de segurança NSA para interceptar comunicações por email, voz e fax. Os americanos trabalharam em parceria com a Grã-Bretanha, Irlanda, Canadá e Alemanha, segundo apuração do gabinete. Rússia, Itália e França também participaram, em menor grau.

Em 2008, já no Governo Lula, o diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Segurança das Informações (Cepesc) deu um depoimento ao Congresso e disse que esse programa "Echelon" interceptava todas as comunicações do país e que também existia em outros continentes, como o "Echelon europeu". Haveria ainda um supercomputador para armazenar esses dados.

AgenciaBrasil221012PZB_4349

Ministro Antonio Patriota quer levar o caso à ONU (Foto: Agência Brasil)

Espionagem é contra os tratados

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que a violação de telefonemas e de dados, informou o ministro, contraria diversos acordos internacionais. Ele observou que, dos países que foram alvos de suposta espionagem pelos Estados Unidos, o Brasil foi o primeiro a manifestar iniciativa de levar a questão às Nações Unidas.

A reunião de cúpula do Mercosul, a ser realizada na próxima sexta-feira, 12, poderá ser uma oportunidade para países da região trocarem ideias sobre as denúncias de espionagem por parte dos Estados Unidos. As informações do ministro foram ditas na Comissão de Relações Exteriores do Senado. [Com Agência Estado]