Novo boato do Facebook aproveita onda de denúncias de espionagem dos EUA

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 10/07/2013 às 11:46

boatoface

Não é a primeira vez que isso acontece, mas diversos usuários estão sendo vítimas de mais um boato no Facebook. Desta vez, o chamado hoax se aproveita da onda de denúncias sobre ciberespionagem norte-americana.

LEIA MAIS

Governo diz que espionagem ameaça soberania

Após as denúncias de que o governo norte-americano teria acesso a dados virtuais de brasileiros, usuários do Facebook começaram compartilhar uma mensagem falsa sobre a cobrança do serviço dessa rede social. O boato informa que "os fiscais do face darão início a busca seletiva avançada a procura desse aviso no seu mural" e que poderão cobrar uma taxa dos internautas que não compartilharem o texto. A mensagem mistura os debates sobre privacidade na web e diz que a informação teria sido divulgada por programas de televisão.

Contudo, a informação trata-se apenas de um hoax, ou seja, uma mensagens alarmista com conteúdo falso. Hoaxes desse tipo já aconteceram outras vezes, principalmente no Facebook. A assessoria de imprensa da Rede Social no Brasil inclusive padronizou uma resposta, dizendo que o serviço será sempre gratuito. [Com EBC]