Lançado há 5 anos, App Store da Apple transformou o modo como usamos o celular

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 10/07/2013 às 12:32

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Divulgação

Há exatos cinco anos, a Apple lançou a App Store, uma loja virtual onde usuários do iPhone poderiam baixar aplicativos, pagos e gratuitos, para o celular. Foi o início de uma revolução que é a base dos dispositivos móveis hoje. Mudou também a forma como as pessoas interagem com a computação pessoal.

Quando foi lançada em 10 de julho de 2008, o intuito da Apple era algo mais funcional, mas a experiência dos usuários com os apps superou as expectativas. Hoje, empresas ganham milhões vendendo soluções para problemas do cotidiano ou respondendo a uma demanda do público que nem sabíamos existir.

Na primeira fase da loja foram disponibilizados 500 aplicativos feito por terceiros, entre eles o Facebook e o jogo da Sega, Super Monkey Ball. Um ano depois, em 2009, a Apple atingiu a marca de 1 bilhão de downloads. Este ano, a empresa anunciou a impressionante marca de 50 bilhões de apps baixados.

A Apple acabou criando um ecossistema que movimenta a economia do setor de tecnologia. Muitas startups foram criadas tendo como base o lançamento de aplicativos mobile. Depois da AppStore, gigantes como a Microsoft e diversas outras empresas também adaptaram o modelo de distribuição de software para seus sistemas.

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Apps de graça para comemorar

Para comemorar a data, a AppStore disponibilizou diversos aplicativos de graça, além de muitas promoções. É uma oportunidade boa para baixar jogos, que geralmente são mais caros.

Apps como Traktor DJ, que custa normalmente 20 dólares, agora está gratuito. Tem ainda o How To Cook Everything, bastante popular e que custa US$ 10. A lista tem ainda Infinity Blade 2 (era US$ 7), Where's My Water, Badland e Over, entre outros. O The Verge tem a lista completa. A promoção não teve prazo de término divulgado.

Briga com Amazon resolvida

A Apple brigava desde 2011 com a Amazon pelo nome "app store". A empresa acreditava que a "Appstore For Android" como uma violação de sua marca.

Agora, as duas empresas entraram em um acordo. Nessa terça (9), a Apple abandonou o caso, permitindo que a Amazon continue oferecendo seus apps para Android. A loja ainda é inédita no Brasil, mas deve chegar ainda neste semestre, segundo o Gizmodo.