Aplicativo para surdos Hand Talk chega à App Store

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 10/07/2013 às 12:54

handtalk-copy

O aplicativo Hand Talk, criado pela startup de mesmo nome com sede em Maceió, chegou oficialmente à AppStore nesta semana. O app traduz do português para Libras, a língua brasileira de sinais, e venceu prêmio da ONU de melhor app de inclusão social do mundo.

Voltado para a comunicação de surdos, o aplicativo é gratuito. Conta com a ajuda de um avatar 3D, chamado de Hugo. "O aplicativo Hand Talk chega ao mercado traduzindo, em tempo real, conteúdos em áudio, texto escrito ou fotografado para a LIBRAS com o auxilio de um intérprete virtual, o Hugo, um simpático intérprete em 3D que torna a utilização da solução interativa e de fácil compreensão", diz a empresa por email.

O app faz parte do grupo de startups de Maceió, que vem crescendo e ganhando destaque na área de TI do Brasil. O conjunto de empresas ganhou o simpático nome de Sururu Valley. O Hand Talk recebeu aporte de investimentos de João Kepler. A empresa ainda tem uma solução para o mercado corporativo, o HT Plus, que ajuda empresas a se comunicarem com surdos através da tradução para Libras.