Computação em nuvem acadêmica do Governo federal será lançado segunda no Recife

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/07/2013 às 14:17

A A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lança oficialmente nessa segunda (8) no Recife o projeto piloto do Centro de Dados Compartilhados (CDC), voltado para uma nuvem acadêmica voltada para instituições de ensino em todo o País. Já divulgamos mais detalhes do projeto, que agora finalmente entra em operação.

A iniciativa é dos ministérios da Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação e foi feita em parceria com a empresa chinesa Huawei. Serão dois data centers, um no Recife e outro em Manaus. Todo o projeto será concluído em 2014. A fase que se inicia agora ainda é um piloto, mas vai identificar processos e corrigir possíveis falhas. Por isso, a capacidade será limitada por enquanto.

Os resultados contribuirão para a definição de políticas públicas e o estabelecimento de metas e diretrizes para ações futuras relacionadas à computação em nuvem destinada para a comunidade de ensino e pesquisa", afirmou Graciela Martins, gerente de projetos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, em comunicado.

O datacenter está entre os cinco maiores do Brasil e engloba um container com 1,2 mil processadores, com capacidade total de 4 petabytes. No Recife, o datacenter ficará no Centro de Informática (CIn), da UFPE no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O mesmo projeto ainda planeja instalar um CDC no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus (AM).

Erramos: O CDC em Pernambuco ficará no IFPE e não na UFPE, como foi divulgado antes. O texto foi corrigido.