Tuenti chega ao Brasil com a promessa de mais segurança e "amigos de verdade"

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/07/2013 às 10:34

tuenti

Depois de um ano de experimentação, a rede social Tuenti faz sua estreia no Brasil. A plataforma apresenta como diferencial uma maior valorização da privacidade e segurança e se diz um site para fazer relacionamentos com "amigos de verdade".

LEIA MAIS

Mobli, tido como novo Instagram, chega a 1 milhão de usuários no Brasil

O Tuenti é uma mistura de rede social com mensagens instantâneas. Criado pelo norte-americano Zaryn Dentzel em 2006, a rede possui 15 milhões de usuários registrados, dos quais seis milhões através de aplicativos móveis. A rede estava em fase beta na América Latina desde julho de 2012. Hoje faz parte da gigante telecom Telefónica, que fez o lançamento no Brasil neste mês de julho.

Em um mundo em que o compartilhamento é algo cada vez mais superestimado, o Tuenti chega com a ideia de que o ideal é conversar com todos, mas compartilhar apenas com amigos que o usuário realmente conhece. É bastante próximo do espírito do WhatsApp, serviço de troca de mensagens que é a grande estrela do mundo da tecnologia atual.

Zaryn-Dentzel-fundador-da-rede-social-Tuenti-size-598

Zaryn Dentzel, criador do Tuenti (Divulgação)

O modelo é simples. Ao adicionar alguém, o usuário precisa classificar a pessoa como "contato" ou "amigo". O limite de amigos por usuário é de mil perfis ao contrário do Facebook, que hoje é de 2 mil. No Tuenti, as opções de privacidade máxima já vêm como padrão. Informações pessoais, fotos e vídeos só podem ser visualizadas por amigos.

As conversas através das mensagens instantâneas são criptografadas com o protocolo SSL. Dentro da filosofia de privacidade, a publicidade fica permitida apenas na versão web. E páginas corporativas possuem limites de conversação dentro da timeline. "O Tuenti tem como prioridade a privacidade e a segurança, inclusive nas conversações via chat, o que surge como alternativa muito mais confiável frente aos concorrentes. Além de ser uma ferramenta multiplataforma, criptografa a comunicação, protegendo a privacidade das conversas que acontecem dentro da rede", disse o vice-presidente de desenvolvimento corporativo, Sebastián Muriel.

Por isso, a rede vem sendo apontada como o maior concorrente do WhatsApp, já que percebeu essa comunicação mais ágil, baseada prioritariamente nos dispositivos móveis. "A mobilidade se situa no centro de toda a experiência do Tuenti. Mas os usuários podem desfrutar de uma plataforma social integrada, inclusive com chat de mensageria instantânea, graças a um serviço cross que inclui também chat na web", disse Dentzel.

O Tuenti está alavancando seu crescimento pela Espanha, onde a Telefónica espera fazer do site a rede social líder de tráfego no país. O site é uma das redes sociais que correm por fora para fazer frente aos hegemônicos Facebook e Twitter.

Nesta leva de nova geração de redes sociais, destaca-se ainda o Mobli, que vem fazendo uma campanha promocional agressiva no Brasil. A ideia é propor uma usabilidade descomplicada que misture Instagram e Facebook.