Rede internacional de coworking chega ao Recife

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 30/06/2013 às 13:46

hub

Recife recebe em julho uma unidade da rede internacional The Hub. O espaço funciona como um coworking e tem como objetivo conectar empreendedores locais. Presente em cidades da Ásia, África, Europa, América do Norte e do Sul, o The Hub Recife vai funcionar em um casarão na Rua do Bom Jesus no Recife Antigo.

Na prática, o The Hub é um escritório compartilhado, onde empreendedores e profissionais de diversas áreas se reúnem no mesmo espaço físico. O pagamento é feito por hora de utilização e através de planos mensais. O espaço tem infraestrutura com internet, sala de reunião, caixa postal. A diferença com outras empresas que oferecem o mesmo serviço é ter como princípio uma colaboração em escala global.

"O espaço foi concebido para estimular empreendimentos inovadores, conectado com uma rede global. Recife é a quarta cidade do Brasil a receber o The Hub [as demais são São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba]", diz Alfredo Júnior, o responsável pelo lugar. "Estamos felizes em trazer o espaço ao Recife. Fui até Estocolmo para defender a cidade como membro da rede", lembra.

Fundada em Londres em 2005, a The Hub possui mais de 35 espaços em todo o mundo. No Recife, espaços de coworking como este ainda são escassos, ao contrário de cidades como São Paulo e Belo Horizonte.

orbe

Sede do Orbe, no bairro de Santo Antônio (Divulgação)

Setor está forte no Recife

Há pouco mais de uma mês, um outro coworking foi criado no Edifício Pernambuco, no centrão do Recife, na Av. Dantas Barreto. A Caramiolas Lab oferece um espaço compartilhado com internet banda larga, telefone, mesas de reunião e espaço de leitura. É bem decorado e amplo.

Fundado por Celso Costa, da produtora pernambucana Caramiolas, o lugar ainda realiza oficinas e workshops e espera inaugurar um café no próximo mês, com direito a cachaças artesanais. "Nosso espaço é muito grande, então decidimos oferecê-lo como um espaço colaborativo onde as pessoas possam trabalhar", diz Costa. "Queremos receber artistas, empreendedores criativos, pequenas empresas e profissionais de diversas áreas", diz.

No mesmo Edf. Pernambuco funciona a ORBE, um amplo e bonito espaço que já recebe interessados. O escritório compartilhado tem a mesma proposta de receber profissionais de design, tecnologia, comunicação, cultura, entre outros.