Nova tecnologia óptica deve aumentar capacidade da banda larga

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 28/06/2013 às 12:16

turbilhao

Foto: AFP

Baseada no uso de raios laser, uma nova tecnologia de fibra óptica deve aumentar consideravelmente a capacidade de transmissão de internet. Agora, os dados seriam enviados em forma de turbilhão e não em linha reta. Com isso, seria possível aumentar a amplitude da banda de transmissão e aliviar o congestionamento de tráfego. O resultado: mais velocidade e estabilidade.

Com a crescente demanda por dados, essa nova tecnologia iria ampliar o alcance da internet, evitando a queda por congestionameto. Nesta nova tecnologia, a luz se desloca como um tornado ao invés de fazê-lo em linha reta. Objeto de vários estudos de biologia molecular em física atômica e óptica quântica, se considerava que o "turbilhão óptico", também conhecido como "momento cinético orbital", era instável nas fibras ópticas.

As conclusões do estudo serão publicadas na edição de 28 de junho da revista Science. "Durante várias décadas, os cientistas consideravam que os raios luminosos transportados por turbilhão óptico nas fibras eram fundamentalmente instáveis", explicou o professor de engenharia Siddharth Ramachandran, da Universidade de Boston (Massachusetts, nordeste), um dos principais autores da pesquisa.

"São trabalhos impressionantes", considerou Keren Bergman, um engenheiro elétrico da Universidade de Columbia em Nova York. Bergman compara este avanço com descobertas dos anos 1990 sobre a possibilidade de transmitir múltiplos fluxos de informação no mesmo cabo de fibra óptica usando diferentes alcances de onda. Este tipo de cabos transportam atualmente 10.000 vezes mais dados do que há 30 anos.

A agência de investigação do Pentágono (DARPA) financiou os estudos sobre os turbilhões ópticos, dos quais participaram a empresa dinamarquesa OFS-Fitel e cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel. As informações são da AFP.