Telefónica e Microsoft se unem contra duopólio do Android e iOS nos smartphones

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 26/06/2013 às 11:51

windowsphone8

A Telefônica fechou uma parceria com a Microsoft para driblar o duopólio do iOS, sistema operacional do iPhone, iPad e iPod e Android, mantido pelo Google.

A ideia é que as empresas se unirão para promover o sistema operacional Windows Phone 8 na América Latina e alguns países da Europa. A Telefônica se comprometeu a aumentar a oferta de smartphones com o sistema operacional e divulgar junto aos seus clientes. A ideia é mostrar às pessoas que existem opções ao Android e iOS com qualidade.

Segundo dados das consultorias IDC e Gartner, dos 722 milhões de smartphones vendidos no mundo inteiro em 2012, 66% rodavam Android. Em segundo lugar vem o iOS, da Apple, com 16%. Uma fatia muito pequena é dividida por todos os outros sistemas.

O acordo também inclui a oferta de serviços como o Skydrive, Skype e Office para clientes. A Telefónica disse que irá trazer ao mercado smartphones da Nokia, HTC e Samsung.

O acordo é bom para todo o mercado, pois melhora a concorrência. Para o Brasil, a parceria pode facilitar a chegada de smartphones que nunca foram lançados por aqui. Hoje, as opções de aparelhos com Windows Phone 8 ainda são poucas nas lojas. [Via MobileExpert e VentureBeat]