Redes sociais estão disseminadas em todas as classes sociais do Brasil

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/06/2013 às 12:15

redes

Foto: Flickr//jasonahowie/CreativeCommons

As redes sociais do Brasil estão disseminadas no Brasil em todas as classes sociais. E com igual proporção. A pesquisa Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) Domicílios, divulgada nessa quinta (20) mostrou que 73% dos usuários da internet utilizaram redes sociais nos últimos três meses, alcançando na classe A percentual de 78%, enquanto nas classes D e E o número chegou a 69%.

As redes utilizadas como base na pesquisa foram o Facebook e Orkut. "Essa atividade de uso das redes sociais ocorre praticamente de forma independente do nível socioeconômico. Populações das classes A, B [73%], C [72%], D e E usam quase que igualmente o Facebook e o Orkut. Isso, de certa forma, explica essas experiências que temos vivido nas últimas semanas, nas quais o nível de mobilização por meio das redes sociais se dá de forma muito expressiva", avaliou Alexandre Barbosa, gerente do Centro de Estudo sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), entidade responsável pela pesquisa.

Na comparação por faixa etária, no entanto, observa-se que o uso é menor entre usuários com 60 anos ou mais (46%). O pico de utilização das redes sociais ocorre entre jovens com idade entre 16 e 24 anos (86%). Também é alto (75%) a utilização entre os que têm de 25 a 34 anos. A proporção cai para 65% entre 35 e 44 anos e chega a 52% entre usuários com idade entre 45 e 59 anos. [Com Agência Brasil]