Fifa quer impedir site de usar o nome Imagina na Copa

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/06/2013 às 14:54

imaginanacopalogo

Uma das palavras mais utilizadas por todos os brasileiros desde que foi anunciado o Brasil como país-sede da Copa do Mundo foi: "imagina na Copa". Um grupo criou uma página com esse nome, mas com um objetivo de mostrar que é possível criar boas ações tendo como mote o mundial, no sentido de melhorar a vida das pessoas. Agora, segundo os organizadores, a Fifa quer impedir o uso da marca pelo site ImaginaNaCopa.com.br.

Segundo uma das fundadoras do site Mariana Campanatti, a Fifa entende que o nome fere os direitos de sua marca registrada. "Eles iniciaram uma conversa conosco para quem não fosse feito o registro do Imagina na Copa junto ao Inpi", explicou por telefone ao NE10. "Disseram que não iria entrar com um processo caso retirássemos o pedido de registro. Mas, entendemos que o nosso nome se trata de uma expressão popular. O mundial é apenas o mote e o nome Copa não é de propriedade da Fifa".

imagina-na-copa

A ideia do site é ir na contramão do pessimismo da expressão "imagina na copa". A página mostra projetos de pessoas e grupos em todo o Brasil como histórias inspiradoras de transformação social. A equipe está contando com ajuda de advogados voluntários para resolver essas questões judiciais.

A Fifa enviou uma resposta por email através de sua assessoria. Disse que não tem intenção de cancelar o website e que busca uma solução amigável. Veja a íntegra da declaração:

"É importante notar que a FIFA não tem a intenção de cancelar o website “Imagina na Copa” ou impedir a organização de continuar o seu trabalho sob esse nome. A FIFA foi informada a respeito do website em questão no início deste ano. Tal como acontece em todos os casos similares, a FIFA fez um contato amigável com a organização, a fim de informá-los sobre sua posição com relação a pedidos de registro de marca que incluem referências à Copa do Mundo da FIFA. Apesar das discussões em andamento, não foi possível alcançar um acordo antes do prazo para a oposição ao pedido de registro de marca, por isso ela foi apresentada. A nossa intenção continua sendo a solução amigável para que o website Imagina na Copa continue operando com o seu nome e o pedido de registro de marca seja retirado.".