Teste: Galaxy S4 é o melhor Android do mercado, mas usabilidade é confusa

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/06/2013 às 9:56
s4 FOTO:

s4

O novo modelo do smartphone Galaxy, da Samsung chega cheio de inovações que até causam espanto: reconhece gestos sem o usuário tocar na tela, acessa email e navegador de internet apenas com o olhar e tem uma câmera inteligente. O Galaxy S4, que chegou no mês passado às lojas é de fato o mais avançado Android do mercado e tem um hardware que bate de frente com concorrentes como o iPhone 5. Mas, sua experiência de uso está longa de ser perfeita.

LEIA MAIS

Samsung vendeu mais de 10 milhões de unidades

Novo modelo do S4 será resistente à água

É que o aparelho chegou tão lotado de funções e pequenos detalhes que acaba sendo indicado apenas para quem tem experiência no uso de celulares com Android. Há muito a se descobrir, e isso é ótimo para muita gente. Para outros, fica com cara de aparelho confuso e complicado. E as inovações ditas na abertura desse texto podem parecer incríveis, mas não há muita utilidade prática (ainda) no nosso cotidiano.

Certo, você pode mexer no aparelho sem as mãos, mas as opções em que isso se torna útil são poucas para a maioria dos usuários. Digamos que você está com as mãos cheias de gordura ou está molhado ou ainda está cavando o jardim e está sujo de terra (fui longe nessa!). Já o rastreio dos olhos pareceu bem legal. Fica mais confortável assistir vídeos e pausar a execução apenas parando de olhar a tela. O mesmo vale ao ler um texto longo. A barra de rolagem vai automática acompanhando a visão. A câmera também entende a inclinação da cabeça, por isso dá pra ler deitado, sentado ou em qualquer posição.

Essa leitura dos olhos não chega a ser algo inovador, mas ganhou melhorias no S4. Mas, há certa decepção, pois a tecnologia poderia chegar mais pragmática: como desbloquear a tela, reconhecer o usuário pelos olhos, entre outras funções. Quem sabe em um próximo modelo.

Tela incrível

A tela Retina do iPhone aumentou o nível das resoluções no celular, mas o Galaxy S4 consegue bater de frente com suas cinco polegadas Full HD. As imagens são claras e nítidas, gerando uma das melhores experiências para um celular com Android. A câmera aproveita bem essa quantidade de cores. Os 13 megapixels captam imagens com bom nível de realismo e alta fidelidade.

Falando na câmera, o Galaxy S4 também trouxe inúmeros recursos, como criação de GIFs, 12 modos de foto, e captura de 5 quadros por cena. Outra coisa bem legal é a possibilidade de tirar duas fotos ao mesmo tempo, sendo uma com a câmera frontal, que adiciona a imagem por cima da foto principal. Não vai revolucionar a fotografia, mas deve deixar os passeios em grupo mais divertidos.

Gigante de plástico

Além de um possível excesso de recursos (que nem chega a ser um defeito), um dos principais problemas do Galaxy S4 é seu corpo de plástico. É curioso a escolha do fabricante em manter a mesma carcaça frágil do modelo anterior em um celular tão potente.

Além disso, chega a decepcionar as poucas mudanças no design, sem muitas novidades. É um celular que chama atenção mais pela tela gigante do que propriamente pela beleza de seu design. Veja abaixo um infográfico completo sobre o Galaxy S4.

inforgrafico-galaxy