Facebook diz que vai melhorar combate ao ódio na rede social

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/05/2013 às 14:18

faceodio

O Facebook está preocupado em diminuir as manifestações de ódio entre seus usuários, mas admite que seus sistemas não estão funcionando como esperavam. Na última terça, a equipe de segurança do site reconheceu que houve problemas com a remoção de conteúdo.

Temos trabalhado nos últimos meses para melhorar nossos sistemas para responder a denúncias de violações, mas as diretrizes utilizadas por esses sistemas não conseguiram capturar todo o conteúdo que viole os nossos padrões. Precisamos fazer melhor - e vamos fazer", disse a empresa no blog da equipe de segurança, citado pela Reuters.

Com isso, o Facebook vai atualizar as diretrizes para avaliar o que é um discurso de ódio. A empresa ainda disse que irá incentivar grupos anti-ódio. Marcas que aparecem ao lado de conteúdos considerados preconceituosos ou que incentivem a violência também estão sendo analisados pela empresa.

Para grupos de direitos humanos e associação de defesa de grupos como mulheres e gays, o Facebook precisa melhorar sua resposta perante conteúdos ofensivos. Diversas fanpages de ""humor"" existem unicamente fazendo piadas e postando mensagens de ódio contra diversos alvos, como gays e mulheres.

O que podemos fazer neste caso? Mesmo o Facebook admitindo que precisa melhorar sua política de combate ao ódio online, sempre que aparecer alguma mensagem dessas na timeline, o ideal é denunciar. Podemos começar pelos links que demos acima.