Porto Digital receberá R$ 8,8 milhões para investir em economia criativa

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 24/05/2013 às 12:38

portodigital

Foto: NE10

Valor será usado para reformar imóvel no Recife Antigo que será sede do Porto Mídia

O setor de economia criativa em Pernambuco ganhou mais um impulso. O Porto Digital conseguiu um financiamento de R$ 8,8 milhões do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDES) em convênio com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado para estruturar o Porto Mídia, centro que vai concentrar todas as iniciativas no polo nesse setor. Os recursos não são reembolsáveis e fazem parte do Fundo Cultural do BNDES.

O Porto Mídia faz parte da estratégia do Porto Digital de promover negócios criativos envolvendo as áreas de audiovisual, música, design, games, moda, entre outras, cadeia produtiva que sempre foi um ponto forte do Recife. Com o valor recebido pelo BNDES, o Porto vai reformar um imóvel histórico no Recife Antigo. O prédio está tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e já tinha sido anunciado como uma aquisição do polo no ano passado.

Prédio no Recife Antigo será reformado (Foto: Reprodução)

A expectativa é que o prédio esteja pronto para ser utilizado em dois anos e meio. Além da reforma, o dinheiro será aplicado na compra de equipamentos, instalação de estúdios e laboratórios. No anúncio, que aconteceu no Rio de Janeiro nessa quinta (23), o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, disse que o Porto Mídia "será uma das mais importantes plataformas de fomento à economia criativa no Brasil".

Até o prédio ficar pronto, as atividades do Porto Mídia acontecerão em um outro imóvel no Recife Antigo. As operações começam em agosto.