Adolescentes estão saindo do Facebook e migrando para Twitter e Tumblr

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/05/2013 às 11:41

mark-zuckerberg-foto-getty-size-598

Foto: AFP

Uma sensação de "fuga" de usuários do Facebook circula entre usuários há alguns meses, mas agora uma pesquisa mostrou que os rumores são verdadeiros. Os adolescentes estão mesmo saindo da rede social.

Uma pesquisa da Paw Research Center, citado pelo YouPix, mostrou que os jovens não gostam as politicagens que rondam o Facebook, como a necessidade de restringir círculos de amigos, gerenciar bloqueios e marcações de fotos, entre outras coisas. Além disso, os adolescentes também reclamam de algumas obrigações sociais como parecer sempre legal e feliz.

Outra peculiaridade do Facebook faz com que as pessoas tenham muitos amigos, mas não se relacionem bem com nem 10% disso. Os jovens parecem mais interessados em contato com pessoas que eles realmente conhecem ou tem algum relacionamento. 98% deles tem como amigos o pessoal da escola e 91% a família. Apenas 30% adicionam celebridades e outros desconhecidos.

Parte da audiência está migrando para redes sociais menos prolixas como o Twitter (crescimento de 14% em 2012) e Tumblr (3%).

A pesquisa rende uma reflexão sobre o espaço que o Facebook - e as redes sociais em geral - terão entre usuários de internet da próxima geração. A estima que temos hoje por essas redes talvez não signifique nada para esse pessoal que hoje ainda é criança. Mais: muitos adolescentes quando forem entrar na rede irão descobrir que suas mamães criaram perfis para eles no Facebook e Instagram, o que pode estragar a experiência. Veja a pesquisa completa.