Um em cada 20 PCs no mundo está infectado, diz estudo

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/05/2013 às 14:43
first-pc-virus_6 FOTO:

first-pc-virus_6

Um novo estudo divulgado nesta segunda (6) mostrou que 5% de todos os computadores do mundo está infectado. Segundo a Kaspersky Security Scan, a pesquisa foi feita com máquinas com e sem antivírus instalados. Quando a máquina não possui nenhuma proteção, a percentagem sobe para 13%.

Segundo a Kaspersky Lab, o estudo foi feito em computadores domésticos e de pequenas empresas e coletou dados de um bilhão de máquinas em todo o mundo. Os países que apresentam o menor número de infecções estão na Alemanha, Suíça e Áustria. Os campeões são Rússia, Ucrânia, Bielorússia, Cazaquistão e Turquia.

Eugene Kapersky é pessimista com a revelação da pesquisa. "É evidente que a qualidade das soluções de segurança não é sempre a mesma e, portanto, o nível de defesa difere de um produto para outro", disse, em nota enviada por email. "A pesquisa representa um bilhão de equipamentos. Se aplicarmos as nossas estatísticas percebemos que cerca de 50 milhões de computadores em todo o mundo estão contaminados", escreveu.