Governo garante que Brasil terá internet de alta velocidade durante a Copa

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 03/05/2013 às 14:36

paulo bernardo

Foto: Agência Brasil

Contrariando as previsões, o Governo garantiu que o Brasil terá internet de alta velocidade durante a Copa do Mundo de 2014. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, os 12 estádios do Mundial terão redes de fibra ótica.

Serão duas redes de 50 gigabytes cada uma, todas ligadas a uma rede de fibra ótica. "Duvido que os estádios utilizem um terço da capacidade que estamos instalando", afirmou o ministro nessa quinta (2), citado pela Reuters. Ele ainda cutucou o secretário-geral da Fifa. "Nem mesmo o Sr. Jerome Valcke vai usar toda essa capacidade, embora ele até pudesse se fizesse muitas declarações explosivas", disse, fazendo alusão ao "chute no traseiro" que Valcke recomendou às autoridades brasileiras por conta do atraso nos preparativos.

A Fifa segue preocupada com atrasos nas obras dos estádios e em quesitos de infraestrutura, como comunicação, hotelaria e transporte.

4g afp

4G para poucos

Nos últimos dias, as operadoras ofereceram ofertas comerciais do 4G em todas as cidades-sede da Copa das Confederações. No entanto, muitos estrangeiros não poderão usá-la, pois os smartphones da Europa e EUA usam, em sua maioria, frequências de 700 megahertz. Já o Brasil usa o 2,5 Ghz.

O ministro sugeriu que os estrangeiros usem o 3G e disse ainda que o ideal seria adquirir um chip local para não pagar taxas caras de roaming internacional. Segundo o Governo, o Brasil deverá receber meio milhão de turistas durante a Copa do Mundo de 2014.