Porto Digital recebe conexão de fibra ótica de alta velocidade

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/04/2013 às 16:43

20130429-183610.jpg

O prefeito do Recife Geraldo Júlio, o governador Eduardo Campos e o presidente da Vivo, Eduardo Valente: internet boa (Foto: Paulo Floro/NE10)

O Porto Digital recebeu conexão de banda larga por fibra ótica por meio da Telefônica/Vivo. As duas empresas realizaram um evento na sede do polo, no Recife Antigo, nesta segunda (29). As empresas do porto poderão contar com velocidades de 2 Mbps a 200 Mbps (podendo chegar a 1Gb caso solicitado pelo cliente).

A estrutura utilizada é a mesma já instalada para a Campus Party em julho do ano passado. "Este é um legado positivo que fica para a cidade, pois agora a infraestrutura será utilizada para atender a demanda de empreendimentos tecnológicos do Porto", disse o presidente da Telefônica, Eduardo Valente.

O governador do Estado Eduardo Campos disse que a chegada da fibra ótica vai melhorar a produtividade, algo, segundo ele, estratégico para o Brasil. "A melhora da produtividade tem tudo a ver com uma infra-estrutura como essa", afirmou. "O desafio vai ser levar essa tecnologia a outras realidades em Pernambuco".

Cabos

Segundo a empresa, 10,8 km de cabo de fibra ótica foram utilizados para levar a conexão ao Porto Digital. "Os dutos foram instalados há dez anos já com a visão de um dia receber a fibra", lembra o presidente do polo tecnológico, Francisco Saboya. "Essa internet de qualidade é imprescindível para os negócios do Porto e importante para nossa história".

A oferta comercial do Vivo Fibra é voltado para empresas do Porto Digital, mas a PCR e órgãos públicos também poderão utilizar. É uma conexão de alto rendimento voltada para um ambiente mais corporativo. Recife é a segunda cidade fora de São Paulo a receber o serviço.

Serão dois produtos. O VPN IP e o IP Internet. O primeiro é baseado em protocolo IP e garante conexão para comunicação corporativa e troca de voz e dados. Já a última é uma conexão dedicada e banda garantida que garante maior qualidade de internet. Os preços ficaram entre R$ 1.490 e R$ 2.500.