Caruaru lança site para estimular interação da população com a prefeitura

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/04/2013 às 19:19
gabinete FOTO:

gabinete

O prefeito de Caruaru José Queiroz (PDT) durante o lançamento do GabineteDigital (Foto: Rafael Passos/Divulgação)

A prefeitura de Caruaru lançou nesta terça (23) uma ferramenta para estimular a participação da população na gestão do município, através da internet. Chamado de Gabinete Digital, o site foi disponibilizado para a população.

Funciona atualmente com dois mecanismos. Em um deles, os internautas fazem perguntas ao prefeito. Através de uma votação, ele responde as questões mais populares através de um vídeo.

A segunda ferramenta é uma agenda colaborativa, onde internautas propõem um local e tema para o prefeito. A proposição mais votada será atendida através do programa "Prefeitura nas Ruas". Além de Caruaru, apenas o Governo do Rio Grande do Sul tinha experimentado a proposta do Gabinete Digital.

No mesmo evento em que o Gabinete Digital foi apresentado, a prefeitura lançou o Portal da Transparência do município. O site terá informações atualizadas como despesas, prestação de contas, arrecadações e outros dados. Parece interessante, mas bem mais que promover a interatividade com a população, a plataforma precisa se mostrar efetiva nas decisões sobre os rumos da cidade.