Mesmo com demora das teles, operadoras preparam ofensiva para o 4G

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 16/04/2013 às 11:18

4g

As operadoras enfrentam dificuldades para entregar a cobertura da rede 4G como foi pensado de acordo com os eventos Copa das Confederações e Copa do Mundo. Já as fabricantes de aparelhos preparam uma ofensiva para a conexão decolar no Brasil.

Com a chegada de novos modelos, cresce a demanda pelo serviço, o que deve ajudar na popularização do 4G. Segundo a Reuters, as companhias BlackBerry, LG, Samsung, e Sony Mobile lançarão novos modelos nos próximos meses.

Hoje, as opções de aparelhos com 4G são pouquíssimos. Apenas 11 modelos estão homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), segundo dados da autarquia até meados de abril, ante mais de 370 modelos de terceira geração (3G) de alto desempenho. Mundialmente, há 260 aparelhos no padrão LTE --o mais amplamente utilizado para o 4G - já disponíveis.

A empresa de pesquisas prevê que neste ano devem ser vendidos no Brasil cerca de 600 mil smartphones habilitados para conexão 4G, volume quase quatro vezes maior do que em 2012, embora devam representar apenas 2 por cento dos cerca de 28 milhões de smartphones estimados para 2013.

No evento de lançamento do 4G experimental da Oi no Rio de Janeiro, no ano passado, o presidente da Anatel afirmou que apenas a demanda dos usuários vai fazer com que o 4G se torne realidade no País. A Fifa tem criticado a demora na implementação dos serviços, o que pode atrapalhar o uso da conexão não só pelos brasileiros, mas pelos diversos visitantes que assistirão aos jogos e pelo turistas que virão às cidades-sede. [Com Reuters]