"É preciso estar em modo beta contínuo", diz Silvio Meira durante o Encontro Locaweb no Recife

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 04/04/2013 às 19:31

locaweb2

Fotos: Divulgação

Recife recebeu nesta quinta (4), o Encontro Locaweb, voltado para profissionais de internet. Cerca de 400 pessoas participaram das palestras, que aconteceram no Mar Hotel, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Entre os temas estavam as tendências para 2013, SEO, computação em nuvem, empreendedorismo digital, entre outros assuntos. O cientista-chefe do Cesar, Silvio Meira e o comediante Murilo Gun foram os destaques.

Meira mostrou seu já conhecido carisma em palestras nesta tarde ao comandar uma apresentação sobre empreendedorismo digital. Um dos pioneiros do Porto Digital e nome requisitado em todo o Brasil e no exterior para falar sobre inovação, ele deu dicas para uma empresa pequena crescer rápido, mas com sustentabilidade e escala.

Para Meira, uma das coisas mais importantes para o sucesso de uma empresa (e por tabela, de seu produto) é sempre estar em contínuo processo de melhora, ou seja, um "modo beta", como explicou em sua apresentação. "O mundo não vai mais funcionar em modo permanente das coisas", afirmou. O cientista usou como exemplo o Facebook, que consegue implementar uma mudança por dia e manter um processo de sempre trazer novidades aos usuários.

"É importante entregar produtos e serviços o tempo todo, de forma consistente". Silvio Meira ainda contou sobre o uso de commodities. "O importante é o 'arranjo' que você faz, mas não as partes especiais que usa". Para crescer, uma empresa tem que saber empregar produtos e serviços disponíveis e não criar tudo do zero.

locaweb

O Encontro Locaweb ainda teve como destaque o comediante Murilo Gun, que trouxe ao Recife sua palestra "O segredo do fracasso", em que conta um pouco de sua trajetória. Nos corredores do Mar Hotel, ele foi o palestrante mais assediado, posando para fotos com dezenas de pessoas.

A abertura do dia contou com o presidente da Locaweb, Fernando Cirne, e logo depois com Fábio Ricotta, um dos maiores especialistas em SEO (search engine optimization), um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar a posição de uma marca ou site nas buscas do Google.

Depois do Recife, o Encontro Locaweb, promovido pela empresa de hospedagem, segue para outras cidades até o mês de julho: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.