27 de março é considerado o Dia Nacional da Inclusão Digital

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 27/03/2013 às 16:44

computador

O dia 27 de março é considerado por algumas entidades públicas e organizações não-governamentais como a data em que se comemora o Dia Nacional da Inclusão Digital. A proposta aparece no projeto de lei 3217 de 2004, de autoria do então deputado Gilberto  Kassab. No texto da justificativa, Kassab cita de um artigo de Rodrigo Baggi, presidente do Comitê para Democratização da Informática (CDI), publicado em março do mesmo ano. O PL trâmitou por diferentes comissões, mas foi arquivado pela mesa diretora da Câmara em 2007.

Mesmo assim, a data é utilizada para conscientizar sobre o uso da tecnologia na vida das pessoas. A empresa pública Serpro, por exemplo, - que é responsável, entre outras ações, pelo recebimento das declarações do imposto de renda -  comemora a data desde 2003 e realiza nesta quarta-feira (27) oficinas e seminários em dez capitais brasileiras. Segundo o coordenador do Programa Serpro de Inclusão Digital, Luiz Cláudio Mesquita, as ações buscam ampliar o debate sobre o tema. O programa possui 452 telecentros já instalados no país na utilização das tecnologias da informação.

A assessoria de imprensa do Ministério das Comunicações (MC) também considera a data como marco. O MC é responsável por ações que levam o acesso à internet banda larga a diferentes locais do país. Para isso, criou em 2011 a Secretaria de Inclusão Digital (SID) com a atribuição da "formulação, execução e articulação de políticas públicas relativas à inclusão digital no âmbito do Governo Federal". Conheça as ações aqui.