Metade dos estádios da Copa das Confederações ficarão sem cobertura de banda larga móvel

Letícia Saturnino Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 07/03/2013 às 13:30
arena_visita3 FOTO:

arena_visita3

Foto: Mariana Dantas/NE10

Apenas três estádios que farão parte da Copa das Confederações possuem acordo para infraestrutura de banda larga móvel: Recife, Fortaleza e Brasília. Os outros três, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, ainda não finalizaram suas negociações. Com a proximidade do evento, a situação preocupa os dirigentes.

"Dificilmente a gente vai conseguir fazer nos outros estádios a tempo da Copa das Confederações", afirmou o diretor de tecnologia e planejamento da Telefônica/Vivo, Leonardo Capdeville, em entrevista à Teletime. As operadoras reclamam das exigências, consideradas absurdas. Há até cláusulas que pedem patrocínios a times de futebol, além de alugueis caros. Segundo Capdeville, não há mais tempo hábil para instalação.

Com isso, os torcedores irão contar apenas com a cobertura de antenas externas já existente, o que já é considerado hoje pela Anatel abaixo da qualidade esperada. Nos três estádios com negociações fechadas, será feito uma cobertura indoor através de um sistema compartilhado entre as operadoras Oi, Claro, Tim, Vivo e Nextel. Essa integração visa manter a robustez do sinal.

Aprovada pela Anatel, esse mesmo sistema será usado nos aeroportos. A Infraero já aceitou a implantação do modelo. [Via Teletime]