Jovens pernambucanos representam o Estado no maior torneio de robótica do Brasil

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/03/2013 às 15:01
robo FOTO:

robo

Foto: Divulgação

Acontece neste final de semana em Brasília o First Lego League, o maior campeonato de robótica escolar do Brasil. Dez jovens da equipe Apoiobot, do colégio Apoio, vão representar Pernambuco no torneio.

O tema desta temporada foi "Senior Solutions", onde as equipes desenvolveram projetos voltados para soluções de problemas de acesso, locomoção e outros fatores voltados para a terceira idade.

Ao todo serão 58 equipes de todo o Brasil. O evento reunirá jovens de 9 a 15 anos que se classificaram nas etapas regionais. A grande meta agora é conquistar o “Champion’s Award” e conseguir a classificação para o torneio americano que ocorre há 20 anos e é considerado o “Superbowl da inteligência”.

As segunda e terceira colocadas serão classificadas para o Torneio aberto da Alemanha. Segundo o colégio Apoio, os alunos chegam a treinar 8 horas por dia para o torneio. Para este campeonato, foram criadas campanhas que levaram estudantes para asilos de idosos.

3

Como funciona o torneio

As equipes terão que montar e programar um robô, utilizando a tecnologia LEGO® MINDSTORMS® e o kit de missões da FLL da temporada. Durante o torneio, os times possuem três chances de competir com suas criações na Arena Oficial. Cada partida, chamada “round”, dará a oportunidade para que o conjunto se apresente buscando o maior número de pontos possíveis em 2 minutos e 30 segundos.

Durante o evento, são avaliadas e premiadas as equipes que mais se destacam nas categorias Projeto de Pesquisa, Projeto do Robô e Core Values, ou valores como inspiração, trabalho em equipe e profissionalismo. Além disso, há ainda a premiação máxima, o Champion´s Award, que é dada à equipe que melhor personifica a experiência da FLL como um todo, tanto na experiência e inovação do robô quanto o projeto de pesquisa.

robo