Yoani Sanchéz: Recebida com protestos em Brasília, blogueira defende fim do embargo sobre Cuba

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 20/02/2013 às 15:18

yoani

Fotos: Agência Brasil

A blogueira cubana Yoani Sanchéz viajou para Brasília nesta quarta (20). Ela cancelou agenda em Salvador, onde visitaria pontos turísticos da cidade, pois atendeu a um convite para conhecer o Congresso Nacional. Ela disse a parlamentares brasileiros que é contra o embargo econômico dos EUA sobre Cuba.

LEIA MAIS

"Querem destruir minha imagem", diz Yoani

Blogueira compara manifestantes que a atacaram a terroristas

Como foi a chegada ao Recife

A criadora do blog Generación Y disse que o embargo servirá para mostrar falência do regime cubano. "O embargo norte-americano deve terminar já. Como método de pressão, é um fracasso. O embargo é hoje a situação fundamental que o governo usa para mostrar seu fracasso econômico. Defendo o fim do embargo para ver como o governo cubano vai explicar seu fracasso", disse em resposta às perguntas dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Glauber Braga (PSC-RJ).

Na Câmara dos Deputados, foi exibido um trecho do documentário "Conexão Cuba > Honduras" da qual é entrevistada. O filme teve exibição cancelada em Feira de Santana por causa do protesto dos manifestantes. E opositores da blogueira também estiveram hoje em Brasília e, segundo a Folha de S.Paulo, conseguiram comprometer a sessão, pois os cerca de 10 minutos de projeção tiveram os sons abafados por causa dos gritos de protesto.

yoani3

A chegada de Yoani foi bastante tumultuada e contou com escolta policial. Mas, o número de manifestantes pró-Cuba foi bem menor que na passagem da blogueira por Feira de Santana e Recife. O número de jornalistas e assessores, por outro lado, era tão grande que a cubana quase foi esmagada.

"Sonhamos que um dia Cuba tenha um parlamento que tenha a pluralidade que o Brasil. Os brasileiros são como cubanos, mas são livres. Somos povos muito parecidos na alegria. Somos todos irmãos americanos", disse. Ela ainda aproveitou o espaço para criticar a censura cubana. "Vive-se uma grande censura, um monopólio informativo que está nas mãos de um único partido".

Yoani Sanchéz segue em turnê por vários países depois de tentar por cinco anos permissão para sair de Cuba. Depois do Brasil, ela segue para Amsterdã na Holanda. Em seguida, visita a irmã na Flórida, nos EUA e vai para Nova York, onde será recebida pela redação do NY Times. [Via UOL, Folha e Agência Brasil]

yoani