Transporte público do Rio Capibaribe terá integração com aluguel de bicicletas

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 01/02/2013 às 13:12

bike2

Rio Capibaribe na altura do Paço Alfândega (Foto: Fábio Jardelino/NE10

O projeto Rios da Gente, que prevê transporte público no Rio Capibaribe, que corta o Recife, tem no projeto a integração com sistema de aluguel de bicicletas do Governo do Estado. Serão sete estações ao longo do percusso do Rio, entre a Zona Norte e o Centro do Recife. Cada uma delas terá bikes para aluguel como parte da chamada "intermobilidade", que quer integrar diversos meios de transporte. A previsão de inauguração é março de 2014.

Nesta quinta (1º), o MundoBit divulgou que ainda neste primeiro semestre, o Grande Recife terá mais 700 bicicletas para aluguel, incluindo Olinda e Jaboatão. No Recife, bairros de Boa Viagem, Boa Vista e Avenida Agamenon Magalhães, no Derby, terão estações com a mesma estrutura que existe hoje no Recife Antigo e Santo Amaro, através do Porto Leve. A empresa pernambucana Serttel será a desenvolvedora deste novo sistema, que terá patrocínio do Itaú.

riocapibaribe

Foto: NE10

O projeto Rios da Gente já está sendo trabalhado pelo Governo, que iniciou a fase de dragagem. Orçado em R$ 101 milhões, a navegabilidade do rio vai desafogar as vias terrestres, hoje congestionadas. Quando estiver em pleno funcionamento, a previsão é de levar 335 mil passageiros por mês, com 156 viagens diárias. As estações ainda integram com terminais de ônibus e metrô. Veja a lista completa das estações.

bike

O Porto Leve no Recife Antigo (Foto: Fábio Jardelino/NE10)