Grande Recife terá mais 70 estações de aluguel de bicicletas, incluindo Olinda e Jaboatão

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 31/01/2013 às 11:33
bikerio FOTO:

bikerio

O Itaú volta a participar do aluguel de bicicleta, agora em Pernambuco (Foto: Divulgação)

O aluguel de bicicletas estará disponível em uma área bem maior do Grande Recife. Em uma parceria do Governo do Estado de Pernambuco, através das Secretarias das Cidades, o banco Itaú e a Serttel, serão instaladas mais 70 estações, entre Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

A Secretaria das Cidades, através de seu secretário Danilo Cabral, realizou uma reunião nesta quarta (30) com cicloativistas e representantes do banco Itaú, além do CEO da Serttel, Angelo Leite. No encontro foram definidos detalhes da operação, além de sugestões e opiniões dos presentes. Segundo o MundoBit apurou, as estações estarão presentes na avenida Agamenon Magalhães, no bairro da Boa Vista, Boa Viagem e também em Piedade.

Segundo a secretaria, neste momentos estão sendo definidos quais bairros receberão estações através de conversas com as prefeituras. Serão ao todo 700 bicicletas.

A Serttel é a empresa pernambucana responsável pela criação e manutenção do sistema que permite o aluguel e monitoramento das bicicletas. Eles implementaram o serviço no Rio de Janeiro (Bike Rio) e em São Paulo, o Bike Sampa. Agora, eles voltam a contar com a velha parceira da iniciativa, o Itaú, que agora atuará também em Pernambuco. A mesma empresa atua também no Porto Leve, que permite aluguel de bikes nos bairros de Recife Antigo e Santo Amaro, ligado ao Porto Digital.

Este sistema não tem ligação com o Porto Leve, do Porto Digital, ainda que seja o mesmo projeto da Serttel.

bikepe

O projeto quer também possibilitar a intermobilidade, fazendo com que as pessoas possam usar as bicicletas para se deslocarem para terminais de integração e paradas de ônibus. O serviço ainda não tem prazo para ser inaugurado, mas o governo trabalha com uma previsão para março.