Grande Recife terá mais 70 estações de aluguel de bicicletas, incluindo Olinda e Jaboatão

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O Itaú volta a participar do aluguel de bicicleta, agora em Pernambuco (Foto: Divulgação)

O aluguel de estará disponível em uma área bem maior do Grande Recife. Em uma parceria do Governo do Estado de Pernambuco, através das Secretarias das Cidades, o banco Itaú e a , serão instaladas mais 70 estações, entre Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

A Secretaria das Cidades, através de seu secretário Danilo Cabral, realizou uma reunião nesta quarta (30) com cicloativistas e representantes do banco Itaú, além do CEO da Serttel, Angelo Leite. No encontro foram definidos detalhes da operação, além de sugestões e opiniões dos presentes. Segundo o MundoBit apurou, as estações estarão presentes na avenida Agamenon Magalhães, no bairro da Boa Vista, Boa Viagem e também em Piedade.

Segundo a secretaria, neste momentos estão sendo definidos quais bairros receberão estações através de conversas com as prefeituras. Serão ao todo 700 bicicletas.

A Serttel é a empresa pernambucana responsável pela criação e manutenção do sistema que permite o aluguel e monitoramento das bicicletas. Eles implementaram o serviço no Rio de Janeiro (Bike Rio) e em São Paulo, o Bike Sampa. Agora, eles voltam a contar com a velha parceira da iniciativa, o Itaú, que agora atuará também em Pernambuco. A mesma empresa atua também no Porto Leve, que permite aluguel de bikes nos bairros de Recife Antigo e Santo Amaro, ligado ao Porto Digital.

Este sistema não tem ligação com o Porto Leve, do Porto Digital, ainda que seja o mesmo projeto da Serttel.

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O projeto quer também possibilitar a intermobilidade, fazendo com que as pessoas possam usar as bicicletas para se deslocarem para terminais de integração e paradas de ônibus. O serviço ainda não tem prazo para ser inaugurado, mas o governo trabalha com uma previsão para março.

RECOMENDE:

Comentários

  1. Estão de parabéns pelo projeto e deixo a dica de ser colocado um posto de bicicletas no varadouro em Olinda.

  2. A Praça do Entrocamento seria uma boa alternativa para boa parte do bairro das Graças e adjacências.

  3. Necessário se faz, que os pontos de localização das bicicletas seja extratégicos. considero fundamental disponibilizar faixas exclusivas para ciclistas, só assim, teremos segurança. Grato, Lins bairro das graças/Recife/PE.

  4. E as ciclovias, onde ficam nisso tudo?
    Essas empresas contribuem de alguma forma para a construção de ciclovias? Porque dinheiro elas têm e estão ganhando muito com isso.

  5. Importante serviço este da mobilidade urbana quant oao uso de bicicletas, será nescessário uma massificada propaganda no sentido de educar as pessaos para evitar o vandalismo, e principalmente fazer valer e incentivar esta modalidade de deslocamento das pessoas, Bingo paraideias como esta. Fiz o cadrastramento nodia do lançamento deste projeto e parabenizo a todos os envouvidos nesta ação.

  6. Uma excelente iniciativa!

    No entanto, para quem pedala na Região Metropolitana do Recife, sabe que as condições de tráfego são precárias. Não existe uma malha de ciclovias, buracos nas vias que podem causar quedas, motoristas que não respeitam a distancia mínima para ultrapassar o ciclista.
    Acredito que para ser implementado um serviço como este, deveriam ser feitos investimentos que garantissem o mínimo de segurança para quem pedala.

  7. Aqui em london deu certo, com certesa ai tambem , meu recife esta de parabens,sempre pela nossa historia tivemos o que na europa tinha , hoje continuamos com isto, obrigado por ser pernambucano , mesmo .

  8. Interessante o projeto e já era tempo de Recife, uma cidade plana ter esse serviço. Agora fica o questionamento: As ciclovias e ciclofaixas quando serão instaladas? Como os motoristas irão se comportar com essa nova situação sem via específica pra as bicicletas? E os viadutos que ligam a Agamenon aos bairros de Boa Viagem e adjacências que não tem, se quer passagem para pedestres quem dirá bicicletas?
    De qualquer forma, é um passo importante rumo a mobilidade plena e integralização do transporte e vamos deixar os carros na garagem e pedalar meu povo!

  9. Muito importante estas ações. Entretanto é necessário que outros segmentos se unam neste esforço, tais como o comércio. Tenho me deslocado muito para realizar compras e outras atividades do dia-a-dia, é impressionante como grandes lojas não tem nem bicicletário.A Ferreira Costa que acabou de ser inaugurada, não possui nem bicicletário. Outro caso ainda é pior, O Atacado dos Presentes da av. Conde da Boa Vista, não tem bicicletário e nem permite colocar a bicicleta no estacionamento, lá você tem de deixar a bicicleta na calçada correndo o risco da mesma ser roubada. Criar ciclovias e ciclofaixas é importante, mas são necessárias outras ações.

  10. Infelizmente com nossas cidades oferecendo extrutura péssima( sem ciclovias, buracos, motoristas agressivos com seus carros, falta de sinalização),etc.
    peço a Deus que não haja muitos acidentes e nem roubos dessas BIKES, pois o nosso povo ainda está longe da civilização.

  11. Acho imprescindível um ponto na estação central ferroviária/metro.
    Assim ajudaria muito os trabalhadores do centro em seu descolamento com o metrô.

  12. Sugiro a implantações das estações próximo ao metrô, nos terminais de ônibus, e nas avenidas de grande fluxo de veículo.

  13. Não compreendo porque muitos comentam que é necessário malha cicloviária e etc. sendo que o Código de Trânsito Brasileiro afirma que o lugar de bicicleta é na rua. Claro que uma ciclovia traz maior segurança, porém o mais importante é o RESPEITO dos motoristas aos CICLISTAS. Portanto, é importante que o ciclista exija seu direito e que os motoristas cumpram seu dever de compartilhar a via. A rua não é dos carros, é de todos!

  14. Boa tarde

    Este projeto está de parabéns
    Gostaria de saber como fazer para me cadastra para pedala com as bicicletas do itaú

    Grata

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