Mobilidade urbana em pauta esta semana no Porto Digital

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 28/01/2013 às 14:04
Aumentou o número de viagens no Grande Recife: mais de 5 mil nos últimos três meses (Foto: Fábio Jardelino/NE10)
Aumentou o número de viagens no Grande Recife: mais de 5 mil nos últimos três meses (Foto: Fábio Jardelino/NE10) FOTO: Aumentou o número de viagens no Grande Recife: mais de 5 mil nos últimos três meses (Foto: Fábio Jardelino/NE10)

Evento trará especialistas de vários países e vai mostrar exemplo de sucesso em Barcelona, cidade cujo polo tecnológico promoveu uma renovação urbana

bike

Foto: Fábio Jardelino/NE10

O Porto Digital vai debater a mobilidade urbana na próxima quinta (31) durante o moBIT, encontro internacional que vai trazer nomes de várias partes do mundo para discutir novas tecnologias de transporte e mudanças comportamentais e culturais para os centros urbanos.

Segundo o polo, a temática a ser debatida no encontro é bem ampla e abrange questões como desenvolvimento sustentável e inteligente, acessibilidade e inovações tecnológicas, tendo como foco principal a discussão sobre a cidade e a diversidade modal. Entre os convidados estão ohn G. Jung, presidente do Canadian Urban Institute – instituição referência em promoção de qualidade de vida em centros urbanos-, Martino Tran, professor de Oxford, e o arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Toulouse, Uli Seher, que abordará as novidades em relação às perspectivas e às potencialidades tecnológicas para a mobilidade do futuro.

Exemplo de sucesso em relação à mobilidade, Barcelona será discutida no encontro. A cidade empreendeu uma renovação urbana a partir da construção de um polo tecnológico na cidade, algo bem próximo do que pode acontecer no Recife. O arqueólogo espanhol Jordi Prado, que participou desse projeto, chamado de 22@, estará presente.

O moBIT ainda traz o secretário Executivo da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Maurício Broinizi, instituição que articula ações em diversas cidades brasileiras; Natália Garcia, criadora do cidadesparapessoas.com; o especialista em engenharia de transporte, Cláudio Marte; o superintendente de gestão da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos do Rio de Janeiro, Waldir Peres, e o executivo Angelo Leite, presidente da empresa Serttel, especializada em tecnologia para soluções de tráfego e compartilhamento de bicicletas.

O evento acontece em um momento importante em que o Recife, em que a cidade vive a urgência de uma re-estruturação de seu sistema de transporte e melhorias na mobilidade. O mesmo polo que promove o encontro foi o responsável pela iniciativa de aluguel de bicicletas, o Porto Leve, que distribui 100 bicicletas para aluguel entre Santo Amaro e Bairro do Recife.

O moBIT acontece de 31 de janeiro e 1º de fevereiro e custa R$ 100 a inscrição.