Oi e Tim irão criar rede unificada para o 4G

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/01/2013 às 12:51

size_590_Torre-Celular

A Tim e a Oi se unem para lançar uma rede 4G compartilhada e unificada. As duas empresas irão dividir antenas e outros equipamentos, o que vai baratear o custo da implantação de infraestrutura e agilizar o cronograma de lançamento.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todas as cidades-sedes da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador) deverão ter rede 4G disponível. Essa parceria entre duas concorrentes é inédita no Brasil e vai além da locação de antenas como já acontece hoje. No caso delas, será uma mesma rede.

A parceria também atende a um pressuposto da Lei das Antenas, do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), que diz que as empresas devem compartilhar suas infraestruturas. A dificuldade em instalar antenas é uma das razões alegadas pelas empreasas da baixa qualidade do 3G no Brasil.

A Claro foi a primeira empresa a lançar o 4G de forma comercial, começando pelo Recife. Já em relação à Tim e Oi, ainda não há um prazo determinado para lançamento. Pela união, a expectativa é que os usuários sejam beneficiados com preços competitivos. [Via Gizmodo e Valor Econômico]