Protestos contra o SOPA completam um ano. Comemore o #InternetFreedomDay

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 17/01/2013 às 18:17

stop-sopa

Nesta sexta (18) faz um ano que mais de 115 mil sites em todo o mundo saíram do ar por um dia em protesto ao projeto de Lei SOPA (Stop Online Piracy Act), que propõe o bloqueio de sites que possam violar as normas da Propriedade Intelectual dos Estados Unidos. Domínios como mozilla.org, en.wikipedia.com, reddit.com (criado pelo ativista Aaron Swartz que se suicidou no dia 11) exibiram mensagens em luto contra o SOPA no lugar de suas atividades principais. O projeto de lei seria votado no Senado dos EUA no dia de 24 de janeiro de 2012, mas saiu da pauta após as reivindicações. As informações são do portal EBC.

Os grupos contrários ao projeto alegam que o SOPA pode estabelecer mecanismos formais de censura na web. Tanto entidades sem fins lucrativos como o Wikipedia e Mozilla Foundation quanto grandes coorporações como Google e Yahoo participaram do apagão virtual. De acordo com a plataforma de mensagens em massa ThunderClap, cerca de 1 bilhão de pessoas foram impactadas pela expressão “STOP SOPA” durante o blackout. Ao todo, foram contabilizados mais de 2 milhões de posts na rede social Twitter com o assunto #sopa em 18 de janeiro de 2012.

stop-sopa-648x431

Cartazes contra o Sopa ficaram populares ano passado (Reprodução)

No Brasil, a ThunderClap sugere que os internautas divulguem a seguinte mensagem em suas redes sociais “Há um ano, a interwebz se uniu pra lutar por sua liberdade. Hoje, comemoramos oficialmente o #InternetFreedomDay. https://thndr.it/10zDVv6”  . O site YouPix.com, que promove o maior festival de cultura de internet no Brasil, já colocou a data para o seu Calendário Oficial Nerd.