Recife de bike: Testamos o sistema de aluguel de bicicletas, o Porto Leve

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 08/01/2013 às 20:12

Bicicleta é confortável e trajeto Santo Amaro - Recife Antigo foi tranquilo. Sistema será laboratório para uma nova cultura de mobilidade

bike7

Estação na Rua da Aurora (Foto: Paulo Floro/NE10)

Foi inaugurado nesta terça (8) o sistema de aluguel de bicicletas no Recife. As dez estações, localizadas nos bairros de Recife, Santo Amaro e Santo Antônio começaram a funcionar oficialmente às 17h. A mensalidade custa R$ 10 e o ciclista pode usar quantas vezes quiser, com prazo de meia hora de utilização e intervalos de 15 minutos. Serão 100 veículos neste primeiro momento.

O NE10 realizou um teste, fazendo um trajeto da estação 8, na Rua da Aurora, até o Paço Alfândega, ao lado da Livraria Cultura, onde fica a estação 6. A reportagem em vídeo é de Fábio Jardelino.

Destravando a bike

O cadastro é feito pelo site portoleve.org ou diretamente pelo aplicativo para Android ou iOS, que é gratuito para baixar. Usamos um iPhone e me cadastrei diretamente pelo celular. Foi tudo muito rápido e, cerca de 5 minutos depois, já foi possível alugar a bicicleta. Um mapa mostra quantas estão disponíveis em cada estação.

O app também informa, usando o GPS do celular, onde tem uma estação mais próxima. Quem não tiver smartphone, pode ligar para o número gratuito 40628499. Destravada a bicicleta, começam a contar os 30 minutos. Seguimos pela ponte, continuação da Avenida Norte, em direção ao Recife Antigo. Passamos pelo prédio da Prefeitura, cruzamento da Marquês de Olinda, e por fim, Paço Alfândega.

bike

Foto: Fábio Jardelino/NE10

Magrela confortável

A bicicleta disponível para uso é bem confortável. Ela tem rolamento nas duas rodas, uma buzina, retrovisor ajustável, e uma cestinha resistente na dianteira, para guardar coisas. O assento é ajustável e, ao menos para essas viagens curtas, bem confortável.

Ela possui três marchas. A diferença entre a primeira e a terceira é muito brusca, por isso, é bom lembrar de nunca fazer isso em movimento. Feita de liga leve e alumínio, ela pareceu bem ergonômica na direção. O fato de ser bem chamativa - laranja cheia de desenhos coloridos - ajuda o ciclista no meio do trânsito do Recife.

Sim, mas e o trânsito?

A experiência que tive neste primeiro dia foi tranquila. Como trata-se de um projeto maior de mobilidade, essas bicicletas do Porto Leve serão laboratório para este tipo de transporte público no Recife.

Apesar de ter 29 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas no Recife, segundo a Prefeitura, a maioria do percurso é feita na pista compartilhada com carros, motos e ônibus. Em muitas cidades pelo mundo, onde já existe uma cultura de usar bicicleta, nem é preciso de uma faixa específica.

É necessário não burlar nenhuma das regras de trânsito (por mais tentador que seja), como parar no sinal fechado, andar sempre à direita, não fazer cruzamentos entre os carros e sempre seguir a direção da via, nunca ir na contramão. Também não pode usar a calçada, que é para o pedestre. Na viagem Santo Amaro - Recife Antigo, todos os motoristas foram respeitosos, não buzinaram, nem reclamaram. Também mantiveram distância segura entre o veículo e a bike.

Neste primeiro dia, dava para ver a cara de espanto das pessoas nas calçadas e motoristas. Mas, esperamos que a novidade seja integrada ao espaço urbano, como acontece no Rio de Janeiro, cidade que iniciou este mesmo modelo. Por lá, já foram mais de um milhão de viagens em dois anos.

bike3

Foto: Fábio Jardelino/NE10

Mais estações em 2014

Segundo o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, a ideia é que no ano que vem sejam inauguradas mais três novas estações no Centro do Recife. O objetivo do projeto, uma iniciativa do polo de tecnologia, é oferecer uma alternativa de transporte para um público de 6,5 mil pessoas. O investimento foi de R$ 1,6 milhão.

É voltado tanto para trabalhadores desses dois bairros, mas também turistas. A paisagem do Recife, vista de bicicleta, realmente impressiona. A experiência vale a pena.

A lista de estações, que funcionam das 8h 6h às 22h, inclusive nos finais de semana, é a seguinte: Av. Cais do Apolo (ao lado da parada de ônibus próxima à Prefeitura do Recife), Praça Tiradentes (próximo ao C.E.S.A.R), Praça do Arsenal da Marinha (No prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Travessa do Bom Jesus (na esquina com Rua do Apolo), Cais do Porto (antigo Bandepe), Livraria Cultura, Terminal de Passageiros de Santa Rita, Rua da Aurora (na frente da Contax), Rua do Capital Lima e Rua Bione.

bike2

Foto: Fábio Jardelino/NE10