Recife de bike: Testamos o sistema de aluguel de bicicletas, o Porto Leve

Bicicleta é confortável e trajeto Santo Amaro – Recife Antigo foi tranquilo. Sistema será laboratório para uma nova cultura de mobilidade

bike7
Estação na Rua da Aurora (Foto: Paulo Floro/NE10)

Foi inaugurado nesta terça (8) o sistema de aluguel de no Recife. As dez estações, localizadas nos bairros de Recife, Santo Amaro e Santo Antônio começaram a funcionar oficialmente às 17h. A mensalidade custa R$ 10 e o ciclista pode usar quantas vezes quiser, com prazo de meia hora de utilização e intervalos de 15 minutos. Serão 100 veículos neste primeiro momento.

O NE10 realizou um teste, fazendo um trajeto da estação 8, na Rua da Aurora, até o Paço Alfândega, ao lado da Livraria Cultura, onde fica a estação 6. A reportagem em vídeo é de Fábio Jardelino.

Destravando a bike

O cadastro é feito pelo site portoleve.org ou diretamente pelo aplicativo para Android ou iOS, que é gratuito para baixar. Usamos um iPhone e me cadastrei diretamente pelo celular. Foi tudo muito rápido e, cerca de 5 minutos depois, já foi possível alugar a bicicleta. Um mapa mostra quantas estão disponíveis em cada estação.

O app também informa, usando o GPS do celular, onde tem uma estação mais próxima. Quem não tiver smartphone, pode ligar para o número gratuito 40628499. Destravada a bicicleta, começam a contar os 30 minutos. Seguimos pela ponte, continuação da Avenida Norte, em direção ao Recife Antigo. Passamos pelo prédio da Prefeitura, cruzamento da Marquês de Olinda, e por fim, Paço Alfândega.

bike
Foto: Fábio Jardelino/NE10

Magrela confortável

A bicicleta disponível para uso é bem confortável. Ela tem rolamento nas duas rodas, uma buzina, retrovisor ajustável, e uma cestinha resistente na dianteira, para guardar coisas. O assento é ajustável e, ao menos para essas viagens curtas, bem confortável.

Ela possui três marchas. A diferença entre a primeira e a terceira é muito brusca, por isso, é bom lembrar de nunca fazer isso em movimento. Feita de liga leve e alumínio, ela pareceu bem ergonômica na direção. O fato de ser bem chamativa – laranja cheia de desenhos coloridos – ajuda o ciclista no meio do trânsito do Recife.

Sim, mas e o trânsito?

A experiência que tive neste primeiro dia foi tranquila. Como trata-se de um projeto maior de mobilidade, essas bicicletas do serão laboratório para este tipo de transporte público no Recife.

Apesar de ter 29 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas no Recife, segundo a Prefeitura, a maioria do percurso é feita na pista compartilhada com carros, motos e ônibus. Em muitas cidades pelo mundo, onde já existe uma cultura de usar bicicleta, nem é preciso de uma faixa específica.

É necessário não burlar nenhuma das regras de trânsito (por mais tentador que seja), como parar no sinal fechado, andar sempre à direita, não fazer cruzamentos entre os carros e sempre seguir a direção da via, nunca ir na contramão. Também não pode usar a calçada, que é para o pedestre. Na viagem Santo Amaro – Recife Antigo, todos os motoristas foram respeitosos, não buzinaram, nem reclamaram. Também mantiveram distância segura entre o veículo e a bike.

Neste primeiro dia, dava para ver a cara de espanto das pessoas nas calçadas e motoristas. Mas, esperamos que a novidade seja integrada ao espaço urbano, como acontece no Rio de Janeiro, cidade que iniciou este mesmo modelo. Por lá, já foram mais de um milhão de viagens em dois anos.

bike3
Foto: Fábio Jardelino/NE10

Mais estações em 2014

Segundo o presidente do , Francisco Saboya, a ideia é que no ano que vem sejam inauguradas mais três novas estações no Centro do Recife. O objetivo do projeto, uma iniciativa do polo de tecnologia, é oferecer uma alternativa de transporte para um público de 6,5 mil pessoas. O investimento foi de R$ 1,6 milhão.

É voltado tanto para trabalhadores desses dois bairros, mas também turistas. A paisagem do Recife, vista de bicicleta, realmente impressiona. A experiência vale a pena.

A lista de estações, que funcionam das 8h 6h às 22h, inclusive nos finais de semana, é a seguinte: Av. Cais do Apolo (ao lado da parada de ônibus próxima à Prefeitura do Recife), Praça Tiradentes (próximo ao C.E.S.A.R), Praça do Arsenal da Marinha (No prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Travessa do Bom Jesus (na esquina com Rua do Apolo), Cais do Porto (antigo Bandepe), Livraria Cultura, Terminal de Passageiros de Santa Rita, Rua da Aurora (na frente da Contax), Rua do Capital Lima e Rua Bione.

bike2
Foto: Fábio Jardelino/NE10

RECOMENDE:

Comentários

  1. Depois de colocar a bicicleta na plataforma eu preciso ligar e avisar que acabei o uso? Ou simplesmente colocar ja cessa automaticamente meu uso?

  2. torço para dar verto apesar de acreditar q nossa cultura e educação ainda está longe para isso…ps…e se a bike quebrar durante o trajeto??

  3. Marcos, se o sistema das bicicletas for igual ao do Rio de Janeiro, basta colocar a bicicleta no lugar e certificar que a mesma está travada e não precisa ligar, pois cessa o uso automaticamente.

  4. Péssima trilha sonora pra o vídeo!
    Péssimo tutorial…o blogueiro nem fala…não dá detalhes do serviço, nem conta como foi sua experiência…

  5. Conheço este sistema do Rio de Janeiro e foi muito bem aceito pela população. Espero que também de certo em Recife pois nossa cidade é muito linda para ser apreciada por moradores e turista. Contamos com a educação e respeito dos motoristas.

  6. Ôtima iniciativa. Deve ter uma boa aceitação, mas temo pela falta de manutenção e as condições que esse sistema vai estar daqui a um ano. Não sou pessimista e sim realista, principalmente quando se trata de manutenção das coisas boas, neste requisito, nosso Recife deixa a desejar. Só uma dica: seria interessante que os terminais das bicicletas fossem cobertos, evitaria o desgaste precoce das mesmas sem contar que evitaria fezes de animais, chuva e etc.
    Estou torcendo pra que dê certo!!!
    Parabéns!

  7. “Em muitas cidades pelo mundo, onde já existe uma cultura de usar bicicleta, nem é preciso de uma faixa específica.”

    Em toda cidade do mundo que existe uma cultura de bicicleta, existe sim MUITA infra-estrutura específica pra bicicleta. Muita ciclovia e ciclofaixa: Barcelona, Tokyo, Nova Iorque, Copenhagem, Amsterdã, Paris, Londres, Berlim…

    Agora é óbvio que em nenhum lugar do mundo há ciclovia em toda rua. Mas é necessário uma infraestrutura cobrindo todas as regiões da cidade!

    Quanto a andar pela direita, não é obrigatório, nem sempre recomendado. Pode ser mais perigoso, quando há muitos ônibus, por exemplo. E também há casos em que tem que andar na esquerda, como quando o ciclista precisa converter a esquerda. Veja mais neste link:

    http://vadebike.org/2008/07/ciclista-so-de-e-usar-o-lado-direito-da-ia/

  8. Correção à matéria: o cadastro deve ser feito no site portoleve.org e não portodigital.org.

  9. A IDÉIA É MUITO BOA.ESPERO QUE OUTRAS CIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA SIGA O EXEMPLO.Principalmente Jaboatão dos Guararapes.

  10. O aplicativo para smartphones é o porto leve. Já baixei e está funcionando legal no meu android.

  11. Temo mais pela educação dos recifenses de que pela manutenção… Se até os cadeados da Aurora foram roubados, como será o tratamento que as magrelinha terão nas mãos de alguns?

  12. Sugestão a ser repassada para os desenvolvedores do aplicativo. Um dos cartões mais comuns da nossa região é o Hipercard e não tem essa opção de pagamento. Como também não há o pagamento via boleto bancário para quem não possui cartão que é o meu caso.

  13. Bom,

    Em relação à manutenção, não sei realmente como vai ficar. No Rio existe patrocínio do Itau nas Bikes, mas pelo que vi aqui em PE é algo puxado pro CESAR.

  14. Vale ressaltar esta clausula do contrato da PortoLeve informando o horario de acesso as bicicletas.

    (XXVII) HORÁRIO DE OPERAÇÃO: intervalo de tempo no qual o SERVIÇO de locação das BICICLETAS nas ESTAÇÕES, estará disponível, 7 (sete) dias por semana, no horário de 06:00 hs (seis horas) às 22:00 hs (vinte e duas horas);

  15. realmente a nossa população ainda é muito mal-educada: joga lixo sem qualquer constrangimento na areia da praia, pra fora da janela do veículo, nas calçadas, além daqueles vândalos que destroem lixeiras, parada de ônibus, obras de arte espalhadas pela cidade… mas se deixarmos de lado iniciativas como essa por causa dessa parcela ‘descivilizada’ não evoluiremos nunca. temos que saber educar a população e não impedir o progresso. parabéns à prefeitura, ao porto digital e autores desta matéria (aliás, arretada a trilha sonora do vídeo, as fotos e os detalhes do serviço explanados no texto).

  16. Corre o risco de chegar em alguma estação para devolver a bicicleta e não ter vaga?O que terei que fazer nesses casos?Procurar a estação mais próxima com vaga?E se meus 30 min tiverem acabando?o.O

  17. ok certo bicicletas para ajudar na locomoção do povo ótimo. mais vamos pensar, e a segurança publica como fica nessa historia? bem moramos em uma cidade relativamente “segura” correto? como aplicar um sistema de bicicletas perto de trafico de drogas, lugares onde aqui em recife nem policiais passa, cara que ignorância, essa parte de santo amaro ou começo, final sei lá da rua da aurora é muito esquisito a qualquer horas do dia, tenho amigos q foram assaltados nessa mesma trajetória. e do outro lado da ponte existe uma pequena boca de fumo atráz da cerca,um pouco mais na frente ponto de prostituição; agora me diz. como a pessoa vai andar tranquilo com seus pertences dessa maneira? a ideia é boa não vou descordar mais pense TEM Q MELHORAR MUITO!

  18. A foto que mostra a Estação na Rua da Aurora, flagrou também os veículos andando na ciclo faixa.
    Isso tem que mudar, com a intensificação das fiscalizações.

  19. ótimo texto, vídeo e trilha (tour de france – kraftwerk).

    alguém tinha que dar o primeiro passo. não dava pra esperar a educação no trânsito chegar pra executar o projeto. a cultura muda de acordo com o movimento. se tivermos mais bicicletas nas ruas, consequentemente, espera-se que todos aumentem os cuidados e atenções. assim espero.

    porto digital e órgãos governamentais, parabéns pela iniciativa.

    aos que querem os aplicativos, no site: http://www.portoleve.org tem os links pra android e ios.

  20. Ôtima iniciativa! Torço muito que dê certo e as pessoas saibam usar e cuidar.
    Mas fica a dúvida do que fazer se eu pegar a bicicleta na aurora e chegar na alfandega e estão todas as vagas ocupadas?

  21. ótima ideia! Tive essa experiência no Rio de Janeiro e lá dá super certo. Só que, eu quero é ciclovias!!!!!

  22. Poderiam ter escolhido outra trilha sonora para o video. Aqui no trabalho, fui ver o mesmo e quem ouvia pensava que era filme pornô

  23. É uma pessoa ofegante de tanto andar de bicicleta. A trilha “Tour de France”, do Kraftwerk.

  24. Ôtima reportagem Paulo Floro. Assisti o vídeo no trabalho com meus amigos e a sua experiência nos deu uma boa ideia de como funciona o sistema de aluguel de bicicletas. A trilha ?Tour de France? fico legal.

  25. Excelente iniciativa!!Agora falta a prefeitura fazer a parte dela com ciclovias/ciclofaixas pois os motoristas só respeitam assim.Espero que as estações de aluguel cheguem também na estação central do metrô que seria uma ótima alternativa para os passageiros dos trens.Parabens e obrigado a esses corajosos que tornaram oprojeto possivel.

  26. Um pequena vitória para os ciclistas…um enorme avanço para a mobilidade na nossa cidade. Parabens a todos que contribuiram com essa iniciativa.

  27. bom dia ve as bike e eu penssei se vcs quiserem meus trabralho de pintura eu faço trabalho com pintura de bike e faço grafite em geral esse mesmo imail é o mesmo do facebook 84041959 , para ver se minha pintura é boa faça um teste

  28. Bela iniciativa :D
    Amei mesmo, já estou programando uma tarde de passeios pelo Recife, com amigos e como todos amamos bike tenho certeza que será muito agradável!
    ^___^

  29. hoje foi um dia muito corrido pra tive que ir na prefeitura do recife, chegando lá eu tive que reconhecer firma o meu cartório e lá próximo aos correios então quando eu á bicicleta perguntei a um funcionário como funciona então ele mandou eu ler o que estava escrito lá junto a cicleta liguei pro numero e fiz o passo á passo, foi tudo muito rápido e resolvi todos os meus problemas em uma hora.

  30. Ola Amigos,

    estava precisando de umas sugestoes de mecanicos para minha bike aqui na regiao de Nova Lima,

    tem indicacoes? Valeu

  31. Estao instalando na Beira Mar de Piedade, em frente ao prédio novo da Caixa Econômica.
    Pergunto: como faço para ter acesso?

  32. Saudações

    Gosto da ideia, tenho um projeto de gênero “aluguer de bicicletas”. e verdade que uma das principais preocupações esta ligada a segurança do próprio ciclista ou pessoa que vai alugar a bike. a falta de ciclovias, o desrespeito por parte dos automobilistas são a maior preocupação. Tem algum documento ou link em que poderia ver o quanto foi investimento financeiro para a alocação da infraestrutura?

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>