Chinesa Lenovo conclui aquisição da CCE

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 05/01/2013 às 9:40

lenovo-afp-543

Foto: AFP

A Lenovo, hoje a líder em computadores no mundo, completou a aquisição da brasileira CCE, uma das mais conhecidas no País no setor de eletrônicos. O valor total da transação foi de R$ 300 milhões, em ações e dinheiro em espécie.

Depois da aprovação dos órgãos reguladores, em novembro de 2012, o processo de integração nessa semana. A aquisição mais que dobra a participação da Lenovo no mercado de computadores do Brasil, o terceiro maior mercado de computadores do mundo.

A Lenovo vai atuar no varejo em quatro telas: PC, smartphone, tablet e TV. "Depois do anúncio das nossas novas instalações de manufatura e distribuição em Itu, São Paulo, a aquisição da valiosa base de produção da CCE e seu time de gerenciamento local mostra a forte estratégia “global-local” da Lenovo em ação, estimulando uma expansão rápida, combinando alcance global com investimentos locais, que refletem nosso compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro", disse em nota, Dan Stone, presidente e gerente-geral da Lenovo Brasil.

50 anos

Com quase 50 anos no Brasil, a CCE foi líder em computadores pessoais e produtos eletrônicos, com toda a sua manufatura sendo feitas na Zona Franca de Manaus. A CCE consiste em três companhias, cujos nomes legais são Digibrás Indústria do Brasil S.A., Digiboard Eletrônica da Amazônia Ltda. e Dual Mix Comércio de Eletrônicos.

Por muito tempo, a marca ficou com fama ruim entre os compradores. Nos anos 1990, a sigla muitas vezes era identificada como "Começou comprando errado" e chegou a ganhar comunidades no Orkut e tópicos em fóruns. O termo, claro, nem sempre procede. Como todos os fabricantes, a experiência com cada produto e a performance dos aparelhos, varia bastante.

cce