Retrospectiva 2012: As empresas de T.I. de Pernambuco que foram destaque este ano

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 01/12/2012 às 15:49
PE_TI FOTO:

2012 foi um ano importante para o mercado de T.I. local. Foi o ano em que o Porto Digital ampliou sua área de atuação, incluindo o setor de economia criativa. Foi ano de startups ganharem prêmios, investimentos, e se "desencubarem". As empresas locais também se mostraram ambiciosas - como propor a fabricação de chips sustentáveis - e criativas, como as diversas soluções vendidas ao mercado, desde bicicletas inteligentes até aplicativos médicos.

O MundoBit/NE10 inicia esta semana sua série de retrospectiva, começando com as empresas que se destacaram ao longo do ano. Foi difícil escolher apenas a seleção abaixo, em um ano com bom rendimento. No nome de cada empresa, existe um link para matérias postadas em 2012.

Veja abaixo.

Serttel

A Serttel figurou este ano na revista Exame como uma das que mais crescem entre pequenas e médias empresas. Ela chamou atenção com seu sistema de aluguel de bicicletas, que mudou a cara do Rio de Janeiro. Apostando em levar essa estrutura para cidades da Copa, as bikes inteligentes chegaram em São Paulo e, a partir do ano que vem, ao Recife.

Foto: Flora Pimentel/JC Imagem

Mobiclub

A empresa marcou um passo importante em toda startup: se "desencubou" do Porto Digital. Depois de 18 meses, eles irão agora enfrentar uma nova fase na vida da empresa. A Mobiclub criou um sistema de pagamentos mais prático, através do smartphone.

Procenge

Pioneira no setor de TI, a Procenge mostrou que sabe se renovar e passou a investir em 2012 em computação em nuvem. A empresa, que cria sistemas utilizados pelo Hope, Unimed, Compesa, Elcoma, entre outros, firmou uma parceira com a americana Amazon para armazenamento de dados.

Daccord

A Daccord antecipou-se à lei que obriga escolas a oferecerem aulas de educação musical com softwares que ajudam nessa tarefa. A empresa também faz parte do atual momento do Estado que investe na chamada economia criativa. Localizada no Porto Digital, a empresa venceu o prêmio Finep de Inovação.

Azklepio

A startup pernambucana aproveitou a vocação pernambucana como polo médico e criou um aplicativo que facilita a vida dos profissionais de saúde. O app "CardioLac" foi disponibilizado para dispositivos com iOS.

Eventick

Lançado em abril deste ano, o site de venda de ingressos Eventick utiliza bem as redes sociais para promover os eventos. Aproveitando a carência de serviços desse tipo, a empresa pernambucana espera explorar o Sudeste. Outra inovação deles é a possibilidade dos usuários criarem seus próprios eventos.

SiliconReef

Este ano, a empresa SiliconReef chamou atenção pela sua proposta ousada de criar um chip sustentável. A proposta é incentivar uma cadeia de semicondutores. Eles conseguiram aporte financeiro do Criatec, maior fundo de capital semente do Brasil.

Neurotech

Localizada no Porto Digital, a Neurotech apresentou um crescimento de 100% em relação a 2011, chegando a R$ 9 milhões. A empresa cria soluções de inteligência artificial. Uma delas analisa até 400 variáveis para auxiliar na decisão de uma empresa liberar um crédito ao cliente.

Pitang

Embarcada no Porto Digital, a empresa cria soluções em TI e desenvolve softwares. Com cerca de 300 colaboradores, a empresa espera faturar nos próximos anos R$ 30 milhões. Para coroar o bom momento, a Pitang foi escolhida como uma das 100 melhores empresas para trabalhar pela Great Place To Work.

A imagem de abertura foi retirada deste Flickr.