Obrigatório por lei, TVs por assinatura ainda não transmitem todos os canais abertos


Foto: Reprodução/SRHoje

A nova lei da trouxe diversas mudanças para o setor no Brasil. Polêmica, sofreu críticas por parte das operadoras e ainda hoje gera dúvidas entre os telespectadores. Uma das determinações da Lei 12.485/2011 diz que canais abertos devem ser transmitidos pelas TVs por assinatura que operam via satélite. A Agência Nacional de Telecomunicações () determinou quais sinais deveriam ser carregados, mas as grandes empresas como e ainda não estão cumprindo na prática.

Especial FFW>PE: As mudanças trazidas pela nova lei no audiovisual pernambucano

A Anatel listou 14 emissoras que deveriam ser transmitidas obrigatoriamente pelas empresas de Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) que operam nacionalmente, ou neste caso, via satélite. São elas: MTV, Mix TV, Canção Nova, Rádio e TV Aparecida, Globo, Band, CNT, Record, Rede Mulher, SBT, Rede Brasil, RIT, Rede Vida e Rede TV!. Os critérios levados em conta foi a cobertura em todas as regiões e mais de 60% de cobertura populacional. A ideia é evitar que um ou outro canal seja privilegiado.

O prazo para inclusão dos canais era dia 1º de novembro, mas as operadoras ainda não carregam todos os 14 canais. A Claro TV, questionada sobre o assunto disse apenas que “não está comentando o assunto no momento”. A empresa, hoje, já possui alguns canais como a Globo e a Mix TV. Já a Sky também não quis comentar o tema. A operadora foi uma das mais ferrenhas opositoras da lei, sobretudo em relação a outro tópico que estabelece cotas para produções independentes nacionais em canais fechados.


TVs que operam via satélite deveriam incluir canais abertos em novembro (Reprodução)

A GVT, Vivo TV, NET e Oi TV também não comentam o assunto. A legislação diz ainda que, além dos canais abertos, as operadoras também devem incluir os chamados “Canais brasileiros de espaço qualificado”. O termo diz respeito aos canais que cumpram exigências como mínimo de 12 horas de produção independente e três horas de conteúdo nacional diário no horário nobre. A NET enviou um release em que informa que mudou seus pacotes para incluir o canal Curta!, voltado para produções sobre a diversidade cultural brasileira e o Band News. Os canais HD + Globosat (antigo Globosat HD), Off e Bis foram inclusos em todos os pacotes e ganharam versões SD. A Claro TV também fez o mesmo com esses canais.

A complicação das regionais
A nova lei tem como pressuposto a democratização do sinal de canais abertos, mas ela cria alguns problemas de ordem prática e também econômica. O regulamento diz que as operadoras terão de levar o sinal de no mínimo uma afiliada de cada uma das redes. O problema é que algumas redes como o SBT estão conseguindo apenas um espaço, e neste caso, precisam optar pelo sinal nacional.

Isso prejudica as afiliadas regionais, que produzem conteúdo de qualidade e respondem aos interesses dos assinantes de TV Paga nessas localidades. Segundo informou o Teletime, o SBT pediu isonomia no carregamento dos seus sinais. “Achamos que a regulamentação da agência não protege o modelo de televisão estabelecido no Brasil, em que as afiliadas regionais têm um papel fundamental”. No caso da Globo, a empresa deu uma condição para transmitirem seu sinal: ou carrega as afiliadas, ou o canal não estará disponível de jeito nenhum. Mas, nem todos tem o poder de negociação como a Rede Globo.

Band, Rede TV e Record podem seguir o mesmo caminho do SBT ou pedir que o sinal nacional seja bloqueado nas praças onde possuam afiliadas, de modo a não se prejudicar comercialmente. São pequenos detalhes que não foram especificados na nova lei da TV paga.


SKY e outras empresas, como Claro TV e NET, não quiseram comentar o assunto (Reprodução)

Dispensa
Qualquer empresa de TV por assinatura via satélite pode pedir dispensa do quesito da lei para carregar canais abertos. Mas, a legislação é dura nesse ponto: quem não quiser carregar os 14 canais não poderá carregar nenhum. Isso é péssimo, já que com a chegada de novos clientes oriundos da classe C e o sucesso de audiência de redes como a Globo forçam as operadoras a manter esses canais na grade.

Quem sai ganhando são canais como a Record News, que nunca conseguiu entrar no lineup da Sky e a MTV, que agora terá de fazer parte de todas as empresas das quais esteve fora por anos. Quem tiver dúvidas ou quiser fazer reclamações sobre o cumprimento da lei, a Anatel informa o número 1331, das 8h às 20h, em dias úteis (1332 para pessoas com deficiências auditivas).

Segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine), que também foi designada para fiscalizar a lei, essa legislação vai trazer dinamismo e promover mais riquezas para o setor. “A previsão é que a base de assinantes da TV por assinatura no Brasil salte para 35 milhões num período de cinco anos. O sentido da lei, portanto, é fomentar o mercado nacional , criando condições para a multiplicação de empreendimentos e a geração de riqueza interna”. Segundo a Anatel, existem hoje 15,4 milhões de domicílios com TV por Assinatura. Considerando-se o número médio de 3,3 pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE, cerca de 50,8 milhões de brasileiros tem acesso à TV paga.

RECOMENDE:

Comentários

  1. Até que enfim colocaram algum regulamento nesse setor, pois, até agora só faziam oque bem queriam e do jeito de queriam,só espero que se façam cumprir a lei.

  2. Se era pra estar vigorando no dia 1 de Novembro, porque a Sky, por exemplo, nao disponibiliza o SBT? Sou assinante da SKY e ate domingo, que é quando tneho um tempo para ver TV, o canal SBT ainda nao estava disponivel.

  3. Engraçado é que a lei existe, o que não existe é um órgão competente, interessado e desvinculado do cartel para resolver tal situação. O consumidor é que paga por essa negligência.

  4. Tenho TV acabo da GVT na minha casa faz pouco tempo só acho que foi uma propaganda enganosa ,porque os canais todos que mi ofereço na (TV ACABO) são filmes ,jogos tudo coisa antiga ,nada e do momento
    EX se meu filhos ou marido quer assistir um jogo de futebol e não vai ser televisionado ou ate mesmo outro tipo de modalidade nos em casa não assistimos a GVT um TV ACABO não transmiti ainda bem que vocês tão tomando devidas previdências muito justas nos pagam um valor que não e barato e não ter os serviços que desejamos acho um abuso de venda de pacote de promoção e muita cara de pau dessas operadoras
    vou aguarda definição de vocês ANATEL
    caso contrario vou cancelar esta TV ACABO da GVT .
    SUELI SANTOS
    CELULAR 9929-1526
    FONE – 30126999
    Rua da azeitona 104
    Peixinhos ?Olinda PE
    CEP- 53220-060

  5. Infelizmente no Brasil a lei só quem cumpre é pobre. Não sei por que ainda não tiraram a frase “cumpra-se”? Ou melhor deveria ser “cumpra-se se quiser”.

  6. Esse caso dos canais locais muito me estranha. No caso da GVT, Band, a Rede Recor, passa o sinal de SP. O SBT nem em sonho, o que ao meu ver causa problemas de audiência. Eu pelo menos faz muito tempo que não vejo o SBT. Porque a Tv Jornal, a Clube e a Tribuna não são transmitidas?

  7. essas empresas de tv paga são multinacionais , elas não vão cumprir lei nenhuma. porque o governo é fraco. essas multinacionai fazem o que quer aqui no BRASIL. e igual as empresas que toman conta das rodovia cobram o pedagio que quer e o governo não faz nada.

  8. A Culpa é da Anatel, que devia deixar Claro, Tv Aberta é Tv Aberta, o Direito é do Cidadão Brasileiro de Receber o sinal de uma Tv Aberta.
    As DTH não pode cobrar pelo o sinal da Tv, e a Tv não tem o Direito que questionar o Direito de não chegar ao Cidadão Brasileiro.
    As DTH é apenas a estada que leva o sinal.

  9. A lei não vendo dendo respeitada pela sky e quanto a anatel irá tomar alguma atitude?? Concordo que são apenas canais abertos, mas não é lei???

  10. Pra variar, mudou quase nada… Tenho OI TV e sou do Parana… Incluiram os canais mas o SBT ainda aparece como ”nao disponivel para a minha regiao”… Nem sei o que falar sobre isso… Ou seja: a OI TV exibe 13 canais dos ”14 canais obrigatorios”… Passivel de punicao… Mas nada acontece… E nem vai acontecer, nao e?

  11. Quem é burro o suficiente para pagar tv por assinatura para assistir tv aberta? Pagaria mais caro para não ter nada de brasileiro na minha televisão. Tv aberta é para gente ignorante, burra. De todas as leis inúteis que já inventaram, essa é uma das piores. Gostava da minha tv fechada do jeito que era antes: tudo legendado, sem comerciais “populares” e, principalmente, toda americana. Por que esse povinho não cria leis úteis na educação e na saúde? Por que tem que estragar tudo?

  12. Esse Marcelo aè porque não vai morar no EUA…seu metido de bosta..porque lá ninguem te recebe bem..seu idiota!

  13. Acho muito justo as mudanças,mesmo que ainda não sejam cumpridas,infelizmente!
    Tbm adorei o post,pois não conhecia essa lei. Pena que temos que nos deparar com pessoas ridículas e preconceituosas,que acham que são melhores do que os outros e só o que conseguem é nos despertar a mais profunda pena,por ser alguém tão pobre de espírito! Até pq se a pessoa não suporta os canais brasileiros,se realmente tivesse dinheiro,não estaria morando aqui!
    Desculpe o desabafo,mas fico indignada com pessoas assim,que se acham melhores do que as outras. Acorda senhor Marcelo,burro e ignorante é vc que não tem capacidade de ver o que acontece a sua volta!

  14. Resposta pra esse Marcelo, burro é ele, mal educado que deve ser um mauricinho, filho de papai que tem tudo de mão beijada, não sei o que ta fazendo aki no Brasil, já que quer ter programas americanos na sua tv, vai embora daqui. Coitado do povo brasileiro, trabalha de sol a sol, acho que tem o direito de ver o programa Silvio Santos no Sbt, ver sua novelinha na globo, ver o Gugu na Record. Não sei porque esse babaca ainda vive no Brasil…

  15. Moro no goias,estou com a sky fazem quase tres anos,gosto do meu pacote, as programaçes são variadas e no setor de relacionamento são bastante flexiveis, só estou insatisfeita porque gostaria que nela estivessem os canais aberto: globo, sbt e a canal 21; no mais não tenho nada a reclamar. OBS: E não sou burra, cada um tem a sua opinião,ok?

  16. Eu Sou Assinante Da Claro TV e Nao Tenho a Rede Tv ea Globo e Queremos Esses Canais Pq Todo Mundon Gosta Da Globo e Principalmente SBT e Gostaria De Ter Esses Canais Agr Vamos Ver Se Essa Lei e Cumprida

  17. Agora só falta proibir programas de comerciais pois, já que é tv paga, é justo pagar para ver duas horas de propaganda? Estamos pagando para fazer-nos gastar. Se é o caso, não deveria haver um desconto?

  18. Tenho assinatura da Claro tv ha 01 ano e 04 meses. desde quando assinei, me disseram que a claro tv estaria em negociaçao com a globo e sbt e que em breve seriam transmitidos. Nunca vi um breve tal demorado!!!!!

  19. A sky na grande São Paulo, como Arujá e Itaquaquecetuba, não está fornecendo o sinal do canal Globo! Somente assinantes antigos podem ter o sinal. Mas se existe essa lei, por que não é cumprida? Pra quem reclamar? Alguém já obteve sucesso nas suas reclamações?

  20. Por isso tenho a Claro Gato a muito tempo to muito satisfeito depois que conheci esse mundo da pirataria Tenho todas as Globos Globo minas Bahia nordeste brasilia sorocaba Rio Spe etc enfim umas 10 globos ou mais enquanto a coisa não muda e temos que pagar por algo que não temos como as globos e sbts disponiveis em algumas praças eu tenho tudooooooooooo no meu receptor pirata

  21. Estou ansioso e confiante que ANATEL ira exigir integralmente comprimento da lei, por parte das operadora de TV por assinatura, que será ótimo os 15 milhes de assinantes existente hoje no Brasil e outros milhões que virão com comprimento desta lei (nós brasileiros estamos na expectativa para vê o que vai acontecer.)

  22. Eu gostaria que as leis fossem cumpridas e as operadoras incluissem os canais HDs na grade de programações, é vergonhoso ver que os orgãos competentes nada fazem para que estas operadoras cumpram as leis, espero que eles respeitem todos que pagam pela assinatura é um direito que todos tem de receber os canais abertos em HDs na grade de programação!!!

  23. o Número da Anatel é 1331, vamos fazer reclamações sobre essa demora da anatel em exigir a liberação dos canais relacionados a lei 12485/11, visto que a lei está em vigor não a motivo para anatel não exigir e multar qualquer negativo do cumprimento da lei.

  24. Gente me poupe disso eu assino a tv paga e justamente pra ter algum conteudo de qualidade o que nao tem na tv aberta no brasil!!!e ja vem essa lei absurda querendo inundar minha claro tv com esse lixo de canais aberto pelo amer de deus no brasil o povo e tao burro que gosta ate de pagar pra assistir tv aberta e ainda reclama, o meu povo quer ver tv aberta compra uma parabolica analogica e pronto pois pra ver esses lixos de programaçao ate uma tv preto e branco serve!!!!!

  25. o pior qua a antel que deveria fazer com que a toda poderosa globo e as outras grandes cumpriicem a lei parece que quem manda na antel sao os presidentes dessas emisoras nao tem home na anatel com decesisao de falar a lei e essa e acabo mas manda quem quem pode obedece que é da anatel eo preço quem paga é o pavo esse é o BRASIL

  26. Essa e para o geovane- geovane deixa de ser burro cara existe hoje parabólica digital . Á i tem mais Vai tomar no teu €$&¥¤§.

  27. a claro começou a carregar os abertos, mas é sacanagem a globo não liberar sinal para praças que não tem afiliada no satélite, nesse ponto a lei foi frouxa, se precisa carregar 14 obrigatorios, TODOS os assinantes precisam ter a acesso aos 14!!!!

  28. é tudo muito errado,, alem de vc pagar caro, nao tem todos os canais abertos para todas regiões,, claro esse problema todo se chama BRASIL.

  29. algumas produções locais são pessimas e sempre tem politicos por tras!!!!!!! a programação nacional de tvs como band,sbt,record e redetv é melhor !!!

  30. Boa noite, ate que em fim, achei algo sobre isso, tenho a SKY TV, bom achei que todos canais abertos estavam liberados, quando mudei para globo diz que o mesmo não esta disponível para minha região, então na mesma hora liguei, fique mais de 2 horas tentando falar com alguem da central, quando consigo, fui informado por um atendente que o canal não esta disponível por causa do CEP, achei isso o cumulo da ignorância,resumindo não tenho a globo, se eu for cancelar tenho que pagar uma multa de contrato, no ato da compra a SKY, não informa quais canais estão liberados, só depois que você assina,ai você fica sabendo que canais esta disponível,bom vou ligar na Anatel pra ver oque procede valeu obrigado…

  31. Já o canal SBT HD é transmitido via satélite no mesmo satélite da maioria dos canais transmitidos na Banda C, o Star One C2, TP 3700 V, porém a emissora do “patrão” insiste em codificar o sinal alegando prejuízo ás emissoras afiliadas. Portanto ainda estamos privados de assistir gratuitamente o canal SBT HD via satélite por questões comerciais, Uma Injustiça Completa e Preconceito Digital do Silvio Santos em Liberar o Sinal HDTV.

  32. Já o canal SBT HD é transmitido via satélite no mesmo satélite da maioria dos canais transmitidos na Banda C, o Star One C2, TP 3700 V, porém a emissora do “patrão” insiste em codificar o sinal alegando prejuízo ás emissoras afiliadas. Portanto ainda estamos privados de assistir gratuitamente o canal SBT HD via satélite por questões comerciais, Uma Injustiça Completa e Preconceito Digital do Silvio Santos em Liberar o Sinal HDTV.

  33. sbt e outras não são trasmitido por cupa da globo que mando e desmanda no setor de tv acabo a maioria dos canais de tv acabo é da globo é uma mafia….pfc, canais adutos ,viva ,+globosat,sportv,1,2,3,gobonews,gnt,multishow,universal channel,bis,megapix,canal brasil,gloob ……..e mais um monte ai eles mandam e desmandam .

  34. Não entendo porque aqui no Amazonas todas as cidades tem, por exemplo, o sinal da rege globo aberto, menos as cidades de Parintins e Itacoatiara!
    Essa lei abrange todo o estado ou cada cidade é uma situação diferente?

  35. meu esposos fez assinatura da sky eu nao sabia que nao pegava o sbt, ai eu fiquei muito chatiado e ele tambem, agoara eu nao consigo ver nada do sbt, e da record de goias tamebm,só pega de sao paulo, é uma frescura só, eu agaora quero tirar nao vamos ficar com a sky,

  36. Olá pessoal, sou de Fortaleza. É o seguinte eu tenho a Claro TV, assinei por não tenho paciência de tá vendo sinal ruim,por pensar que o SBT era transmitido para Fortaleza pela Claro, Agora alguém pode me explicar por que o SBT não é transmitido pela Claro e nem pela OITV nem Sky?

  37. tenho a sky a mais de dois anos e quanto comprei a sky livre me falaram que dois mes no maximo pegava o SBT e ja faz dois anos e ate agora nada a anatel deveria cobrar multa por desobediencia da lei de 1 milhão por dia e ouvir os assinantes prejudicados devemos levar este ao ministerio publico federal

  38. Também assinei a oitv em cabo frio rj, fui informada que não havia o sinal da globo, porém para meu espanto assim que foi instalada ao ligar i aparelho eu tinha a GLOBO fiquei muito contente. Todavia uns 3 meses depois pedi para liberar os canais telecine, assim que foram liberados minha GLOBO sumiu entrei em contato com a oitv e ate hoje ninguem soube me informar por que eu tinha o sinal que não existia. Liguei varias vezes e eles desconhecem ate essa lei

  39. mora em Cabo frio e acabo de assinar a oitv e para minha decepção eles continuam sem a transmissão da tv globo, cadê a lei que não começa a vigorar! Eu quero a rede globo em funcionamento se lei pq não cumprem!!

  40. Comprei uma TV 3D e em seguida mudei meu pacote para SKY HDTV – para minha surpresa ganahei 3 aparelhos que estão em minha casa como objeto cenografico, simplesmente não pego GLOBO,SBT,REDETV, BAND,RECORD em HD.
    Realizei diversas reclamações e nada, acabei ganhando uma antena de aluminio tipo espinha de peixe, pela operadora SKY- não resolveu nada- imagem horrivel dos canais abertos em HD.HD transmissão somente o nome.NÃO sei mas o que fazer.Tenho um TV SUPER MODERNO mas imagem é um ´´M´´.
    Alguém me ajuda ????

  41. Boa Noite

    MORO NA CIDADE DE ITAQUECETUBA-SP ACREDITO QUE ISSO SEJA COISA DE PRIODADE NA MINHA CASA ASSINEI SKY TV POR AQUI NÃO PEGA GLOBO MAS TEM UMA CIDADE VISINHA QUE ARUJA QUE PEGA QUE SEI MUITO BEM COMO SEMPRE AS LEIS NO BRASIL ELA TAMBÉM SÃO EXCLUSIVA E SÔ AFETA POBRE.

  42. nao ke nao existem leis no brasil, existem sim mas ninguem obedece cade a sky so falta ela e nem tem previsao, quando bem entender vai cunprir a lei se cunprir…pobres de nos brasileiros sem ninguem pra pressionar

  43. Sou aqui do Recife e sou assinante da Claro TV há 3 anos e sbt não é transmitida. Essa lei só será cumprida quando o governo quiser ganhar um dinheiro das operadoras e cobrar pesadas multas.

  44. E o pior é que pagamos a mesma mensalidade que outros assinantes e não recebemos alguns sinais, como a Globo e SBT. Isso é tratar de maneira diferente os consumidores que pagam o mesmo valor de mensalidade e é proibido pelo código do consumidor !!!

  45. Sou assinante SKY e não tem geito. Não pega a globo aqui em Rio Bonito-RJ, mas em Tanguá, que fica a 15 Km pega a globo. Então comprei uma antena PQ45-1300 da Proeletronic com um booster de 40dbi, paguei R$80,00 e peguei nada mais nada menos que 12 canis em HD e cinco analogicos, incluindo Globo. HD, Record HD, SBT HD, etc… Poiis essa sacanagem não vai acabar nunca. A globo governa esse pais e não vai permitir sinal nacional, pois as afiliadas quebrariam sem as propagandas!

  46. Graças que existe o controle remoto…começa uma produção nacional é só trocar de canal..temos várias opções.

  47. Quando fiz a assinatura da SKY foi prometido todos os canais abertos . Questionei sobre a TV Aparecida e garantiram que por ser canal aberto eu receberia o sinal em minha residência . Como fazer para receber o sinal ? .

  48. TENHO CLARO TV EM CASA E NO MOMENTO NAO TENHO DO QUE RECLAMAR A NAO SER DO SBT QUE NAO TRANSMITIDO NA MINHA REGIAO E OS FILMES DOS CANAIS TELECINE QUE ESTAO MUITO REPETITIVOS DEVERIAM DA UMA MUDADA E EXIBIR OUTROS FILME, AÍ SIM VAI MELHORAR MITO MAIS..

  49. porque a NET VT Brasília ñ tem na grade de transmisão o canal Rede Brasil um ótimo canal por sinal.

  50. Se você quiser ter o sinal da globo ou sbt, você tem que fazer máfia…
    Obs: basta ligar pra central e pedir pra atualizar o endereço pra onde de o sinal com cep em mão.. só tem um problema você ficar sem assistência técnico..

  51. existe a Lei sim, se a Anatel fosse a nosso favor seria assim: ou libera os determinados canais abertos ou todos são bloqueados, ai sim, isso logo se resolveria.O lucro da Anatel com os satélites é de milhões.A Anatel está a serviço das operadoras e não dos consumidores.Pra resolver isso, basta cutucarmos a Anatel.Mas lembrem-se: uma andorinha só não faz verão, pois, eu também passo por isso.

  52. Por que a Sky não pega o sinal do sbt da parabólica? Já que a NordesTV que é afiliada do sbt no Ceará não transmite sinal na sky por não ser digital, já que o problema da ausencia de sinal é porque tem afiliadas, então coloca a afiliada na sky e pronto. Só falta também cortarem o sinal do sbt na parabólica.

  53. “FALTA DE RESPEITO” AOS SEUS CONSUMIDORES… SIMPLES ASSIM!! POR CAUSA DISSO NÃO TENHO ACESSO MAIS CANAIS ABERTOS COMO A TV CULTURA, SBT, RECORD, GAZETA, BAND E REDE TV ENTRE OUTROS, POIS SOU ASSINANTE DA NET TV DESDE 2006. ESTOU REVOLTADÍSSIMA COM TUDO ISSO…

  54. Meu povo bora agilizar para Ceara possuir o SBT na tv por assinatura muitas empresas estam perdendo dinheiro pois as pessoas por aqui so nao assinem pois o SBT ainda nao esta liberado no Ceara.Acordem pra vida

  55. Resolvi este problema instalando uma antena comum, paralela a CLARO TV, quando quero ver programação local, SBT, TV DIÁRIO por exemplo, desligo a CLARO e vou para antena comum. O melhor ainda é que recebo GLOBO, RECORD e REDE TV todos em HD, coisa que a CLARO não transmite, pelo menos a minha não.

  56. olá, eu tenho GVT e não transmite a globo, sou do paraná e a band e SBT só apresenta canais de são paulo, o que eu posso fazer a respeito, alguém pode me ajudar? e mais uma coisa eu tenho o telefone gvt também e minhas tias que moram em são paulo tem claro, com uma promoção que fala a vontade de fixo p/ fixo em todo o brasil, mais elas ligam no meu telefone e diz que não existe, ligando na claro eles disseram que é a gvt que não recebe? pode isso?.

  57. SERA QUE A REDE GLOBO ESTA ACIMA DA LEI,, A MESMA TEM PODER DE TIRAR PRESIDENTES, COLOCAR OS MESMOS; E A ANATEL QUE REGIMENTA O CUMPRMENTO DE UMA LEI ,QUE É NACIONAL NÃO FISCALIZA NEM PUNE, POIS A UNICA EMISSORA DE TV PAGA QUE NÃO ENTRA EM CENTENAS DE MUNICIPIOS DE MINAS GERAIS É EXATAMENTE A GLOBO,,,,BASTA DE IMPERIALISMO ACORDA ANATEL (OU)TENS RABO PRESO COM A TODA PODEROSA GLOBO…..

  58. SERA QUE A REDE GLOBO ESTA ACIMA DA LEI,, A MESMA TEM PODER DE TIRAR PRESIDENTES, COLOCAR OS MESMOS; E A ANATEL QUE REGIMENTA O CUMPRMENTO DE UMA LEI ,QUE É NACIONAL NÃO FISCALIZA NEM PUNE, POIS A UNICA EMISSORA DE TV PAGA QUE NÃO ENTRA EM CENTENAS DE MUNICIPIOS DE MINAS GERAIS É EXATAMENTE A GLOBO,,,,BASTA DE IMPERIALISMO ACORDA ANATEL (OU)TENS RABO PRESO COM A TODA PODEROSA GLOBO…..

  59. se tem a lei 12.485/2011 porque não são cumpridas.
    e simples a rede Globo tem tudo nas mãos ela tem presa nas mãos todos os
    canais de sportes e não libera.
    esta provado que esta rede manda e desmanda deste nosso Brasil.
    porque simplesmente os nossos governantes são fracos.
    fora rede bobo fora governantes sem brio
    pedimos que seja liberado e cumprido a lei 12.485/2011 para todos ou só os
    Ricos que podem ter este direito.

  60. O problema é a gente comprar o que eles querem nos vender, compra-se pacote com 100 ou mais canais que na verdade se aproveita muito pouco.
    O que será que esta faltando para os nossos políticos pilantras aprovarem a lei de se colocar preços nos canais ao invés de pacotes que enganam os assinantes de TVs a cabo e satélites.
    Os pacotes não deixariam de existir, no entanto os assinantes teriam a opção de fazer seus próprios pacotes, ou seja, compraria exatamente o que iria usar.
    Você poder incluir no seu pacote os canais que lhe interessa e ao mesmo tempo tirar tudo aquilo que não serve pra nada.
    Ou seja, parar de ser enganado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>