TIM faz estudo e diz que não derruba chamadas de propósito

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 12/11/2012 às 12:48
size_590_loja-da-tim FOTO:

Foto: Divulgação

A TIM afirmou que não derruba chamadas de forma proposital. A conclusão aconteceu depois de uma avaliação independente contratada pela operadora. Em agosto, um vazamento de um relatório interno da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontava que o órgão suspeitava de interrupção de ligações do plano Infinity de forma intencional.

Essa revelação afetou a imagem da TIM, que também foi uma das operadoras a receber punição da Anatel pela baixa qualidade nos serviços. A avaliação independente da operadora foi realizada pela Ericsson e divulgada em um comunicado nesta segunda (11).

Segundo a Ericsson, a taxa de queda de chamadas de 8 de março de 2012 foi de 2,09% "em linha com o resultado de 2,04% gerado internamente pela TIM", e que não há "evidência" de que essa taxa seja da ordem de 24%, segundo o comunicado. O dado foi confirmado pela consultoria independente PricewaterhouseCoopers.

As conclusões ratificam a afirmação feita pela companhia em comunicado anterior, negando qualquer prática de ilícito ou qualquer manobra que ferisse a transparência no relacionamento com seus clientes", segundo comunicado. De acordo com a nota divulgada ao mercado, a TIM já notificou o órgão regulador sobre a avaliação.

"Ambos os estudos foram concluídos recentemente e apresentados à Anatel, como contribuição para o trabalho que a agência está concluindo no sentido de esclarecimento da questão", acrescentou a nota. [Com Reuters]