Telefonica/Vivo anuncia antenas com infraestrutura subterrânea

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 11/10/2012 às 18:08
site_vivo_iphone FOTO:

A Telefônica Vivo divulgou uma nova solução para antenas de 4G e telefonia celular. Inclui um site subterrâneo e fixação na lateral dos postes de iluminação já existentes, tudo para reduzir o impacto visual nas cidades.

Essa nova antena está instalada na sede da operadora, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, ainda como protótipo. Outra está sendo construída em Araruama, na Região dos Lagos. Segundo a empresa, mais de 500 unidades serão ativadas no Brasil ao longo de 2013.

Essa antena usa tecnologia chamada fiberglass, que é plástico reforçado com fibras de vidro, que garante proteção da água e outros elementos no solo. Além da questão estética urbana, a Vivo tenta driblar um problema enfrentado por todas as operadoras, que são as legislações municipais que restringem as instalações de novas antenas.

Todo o equipamento necessário ficará no subsolo. Apenas as antenas ficarão expostas, em postes de iluminação.

O objetivo é levar o conceito de site subterrâneo para outras regiões do País ainda em outubro, começando com os governos de Brasília (DF) e São Paulo e posteriormente será apresentada a outras cidades. Inicialmente, apenas os sites novos estarão elegíveis à novidade. Segundo a Vivo, o Ministério das Comunicações recebeu bem a novidade.